País
INEM demite diretor regional do Norte que tinha colocado lugar à disposição

O Conselho Diretivo (CD) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) “aceitou o pedido” do diretor regional no Norte, que colocou o lugar à disposição após autorizar a vacinação contra a covid-19 de profissionais de uma pastelaria no Porto, segundo se lê numa nota partilhada no portal do instituto.
O diretor regional do INEM no Norte, António Barbosa, assumiu no sábado que tinha autorizado a vacinação de 11 funcionários de uma pastelaria próxima, tendo rejeitado que se tratasse de favorecimento, mas sim para evitar o desperdício das doses de vacina.
Segundo a sua versão, havia mais 11 vacinas preparadas para o pessoal do INEM do que o que se veio a verificar ser necessário e a alternativa ao que determinou seria o desperdício.
“Atendendo o que está descrito na norma, a alternativa a vacinar cidadãos próximos seria descartar, literalmente deitar ao lixo”, disse, assinalando que obedeceu apenas a um critério de “disponibilidade e proximidade” e não outro.
Na nota divulgada no sábado à noite, o CD do INEM disse agora aguardar “com serenidade” o desenvolvimento e as conclusões do inquérito que será desenvolvido pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde a este processo de vacinação, “manifestando total colaboração a esse serviço inspetivo para o apuramento dos factos”.
Uma resposta a pedidos de esclarecimento da Lusa referia, contudo, que “os prazos estipulados para administração das vacinas após descongelação e diluição, bem como a logística de todo este processo de vacinação, nomeadamente a exigência de condições de assepsia na sua preparação, não permitiriam a administração destas doses sobrantes a pessoas externas, e em ambientes externos ao INEM”.

-
Famalicãohá 1 semana
Eleições Legislativas: AD vence em Bente e Carreira. PS fica no 2.º lugar
-
Famalicãohá 7 dias
AD vence em Requião
-
Desportohá 5 dias
Famalicão: AD Ninense refuta acusações de suborno após derrota com vantagem de 5-0
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão: Nossa Senhora do Parto vai abençoar grávidas em Seide S. Paio. Festa vai durar 3 dias