Site icon Fama Rádio e Televisão

Algumas pessoas nunca tiveram nem vão ter covid-19. Imunologista explica porquê

Apesar da pandemia em curso, algumas pessoas conseguem não contrair o Covid-19. Ou existem fatores biológicos que protegeriam contra o vírus? Explica Noushin Mossadegh Keller, imunologista do CNRS.

Após dois anos de pandemia, alguns franceses nunca foram afetados pelo Covid-19. Mas como é que escaparam? Algumas pessoas conseguem evitar a infeção mesmo em um locais contaminados.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Mas, de acordo com o imunologista do CNRS Noushin Mossadegh Keller, certas predisposições genéticas limitam o risco de infeção.

De fato, de acordo com o imunologista Noushin Mossadegh Keller, “a produção de uma determinada célula imune permite que quem a possui, que combata melhor o Covid”, explica ela. Essa célula evita, em alguns casos, a contaminação com o vírus. Outros têm “uma mutação no genoma que remove o vírus do sistema imunológico”, acrescenta o médico.

Outros estudos publicados em 2021 indicam também que pertencer ao grupo sanguíneo O diminui as hipóteses de contrair o vírus. De acordo com o INSERM, as publicações científicas têm apontado notavelmente para uma redução do risco para pessoas do grupo sanguíneo O, mesmo que essa redução permaneça relativa. Esses dados iniciais também já foram confirmados por várias meta-análises. Indivíduos deste grupo sanguíneo seriam, portanto, um pouco menos propensos do que outros à infecção, mas também ao desenvolvimento de formas graves. Isso não significa que ser do grupo sanguíneo O prescinde de proteção, assim como não dispensa a vacina.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version