Siga-nos nas redes

País

Brisa: Número de mortos nas autoestradas desceu para menos de metade do valor de 2019

Publicado

em

O ano de 2024 registou o número mais baixo de mortes nas autoestradas da rede Brisa, com 15 casos, anunciou hoje a concessionária, comunicando que vai investir 90 milhões de euros este ano em melhoramentos.

Em comunicado, a concessionária lembra em 2019 foram registadas 33 vítimas mortais, tendo em 2023 descido para 25 e em 2024 para 15.

A concessionária revelou também que vai investir, este ano, um total de 90 milhões de euros e parte desse valor será aplicado “em tecnologia e na melhoria da mobilidade e da fluidez do tráfego”.

Segundo a concessionária, 65 milhões de euros vão no seu grosso “para reforçar a segurança e o conforto de quem viaja”, com o objetivo de melhorar os indicadores de sinistralidade de 2024, em que o número de vítimas mortais foi o mais reduzido do século, estado igualmente previstos investimentos relevantes na eletrificação da frota e na adoção de energias renováveis e produção para autoconsumo.

O investimento, a realizar nos 1.500 quilómetros de autoestradas geridos pela rede Brisa, vai ser concretizado em obras de manutenção nas autoestradas de todo o país, com obras de beneficiação em pavimentos e reabilitação de viadutos e taludes, entre outros trabalhos, e na conclusão do processo de renovação das áreas de serviço, um investimento global que se cifrou em cerca de 30 milhões de euros.

O grupo Brisa assume ainda como objetivo “atingir zero vítimas mortais e zero feridos graves em acidentes rodoviários até 2050”, compromisso que revela fazer parte da estratégia Visão Zero 2030, e visa reduzir em, pelo menos, 50% o número de vítimas mortais e de feridos graves até 2030”.

“Registámos uma melhoria significativa na sinistralidade grave em 2024, que confirma a evolução que se tem verificado nesta década. No ano passado, tivemos uma redução de 40% no número de vítimas mortais face a 2023. O número de feridos graves também desceu de 80 para 64”, disse Manuel Melo Ramos, administrador-executivo do Grupo Brisa, citado na nota.

De acordo o comunicado, está ainda previsto, para toda a rede de autoestradas Brisa, o reforço da oferta de pontos de carregamento de veículos elétricos e ampliada a capacidade de parqueamento de viaturas ligeiras.

Segundo a concessionária, o objetivo é chegar ao fim do ano com 340 pontos de carregamento rápido e ultrarrápidos, dos quais 100 estarão instalados em cada sentido da A1 e quase 50 em cada sentido da A2.

O objetivo, de acordo com a empresa, é assegurar a possibilidade de com um veículo elétrico fazer viagens de longo curso na rede de autoestradas da Brisa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 1 hora

Comboios: Tribunal define serviços mínimos de 25% para greve a partir de domingo

O Tribunal Arbitral decidiu definir serviços mínimos para a greve da CP a partir de domingo e até quarta-feira, abrangendo a...

Paíshá 1 hora

Porto: Serralves em Festa com 50 horas de animação sem interrupções

A edição de 2025 do Serralves em Festa promete 50 horas seguidas de animação multidisciplinar, com destaque para Spiritualized na...

Bragahá 1 hora

Peneda/Gerês garante estatuto jurídico de proteção e conservação

A Zona Especial de Conservação (ZEC) da Peneda/Gerês, com uma área de 89.574 hectares, nos distritos de Braga, Vila Real...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Incêndio deflagrou numa habitação devoluta em Nine

Um incêndio deflagrou, na tarde desta sexta-feira, numa habitação devoluta, nas imediações da rua da Veiga, na freguesia de Nine,...

Desportohá 2 horas

Famalicão: 14.º Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado realiza-se a 08 de junho

O dia 08 de junho (domingo) será assinalado pela realização do 14.º Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, que irá...

Paíshá 3 horas

Norte: PJ detém homem de 48 anos suspeito de tentar matar a ex-companheira em Paredes

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, procedeu à detenção de um homem de 48 anos por suspeita de...

Regiãohá 4 horas

Santo Tirso: GNR esclarece caso da menina de 10 anos alegadamente agarrada à porta da escola

Depois de informações que davam conta da queixa de uma encarregada de educação, após a sua filha de 10 anos...

Paíshá 5 horas

Combustíveis: Preço da gasolina sobe mas do gasóleo desce na segunda-feira

Com o final de mais uma semana, surgem surgem as previsões quanto à oscilação do preço dos combustíveis, a verificar...

Bragahá 6 horas

Norte: PJ desmantela rede internacional de branqueamento após buscas nos distritos de Braga e Porto

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou na região Norte um grupo “que integra uma rede transnacional de branqueamento e fraude fiscal”,...

Famalicãohá 6 horas

Bombeiros Voluntários de Famalicão convidam para a sua Caminhada e Passeio de BTT Solidário a 01 de junho

Está de regresso, no dia 01 de junho (domingo), a caminhada e passeio de BTT solidário dos Bombeiros Voluntários de...

Arquivo

Mais Vistos