Site icon Fama Rádio e Televisão

Marcelo já avisou: “Vai ser um ano muito difícil” no que toca aos incêndios no verão

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa apelou aos cidadãos para se prepararem para os incêndios florestais deste Verão, prevendo que será “um ano muito difícil”.

“Não há instituições que possam ter sucesso (na prevenção de incêndios) se os portugueses não aderirem”, sublinhou, apelando às pessoas para “começarem no Inverno a trabalhar para o Verão”.

Marcelo falava em Mafra, no final da apresentação da Operação Floresta Segura que a GNR irá levar a cabo entre 1 de Fevereiro e 30 de Novembro.

Ele explicou que a sua previsão sobre este ano se baseia em dois elementos: “a informação que temos a nível europeu (que) vai nessa direção (…) e porque passaram seis anos desde os incêndios (assassinos) de 2017, e quem conhece estes ciclos sabe que em termos de acumulação de combustível (material combustível no solo/ árvores mortas, etc.) isto torna este ano um ano mais complicado do que 2022, 2021, 2020”.

Assim, as histórias de hoje explicam como a “verificação” das propriedades pela GNR (para ver se os proprietários de terras têm terras satisfatoriamente “limpas” de material combustível, podadas de volta quaisquer árvores que invadam as propriedades) terá início a 1 de Maio.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version