País
Sismo sentido na tarde desta quinta-feira “abalou” região Norte

A região Norte de Portugal sentiu, ao início da tarde desta quinta-feira (14:44), um sismo que
Um sismo com magnitude de 4,1 na escala de Richter e epicentro a cerca de 35 quilómetros a sul-sudoeste do Cabo Finisterra, em Espanha, foi hoje sentido em Santo Tirso, Póvoa de Lanhoso e Ponte Lima.
Segundo a nota do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o evento aconteceu pelas 14h44 e foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente.
O sismo com epicentro a 35 quilómetros do Cabo Finisterra, na província da Corunha, em Espanha, “foi sentido com intensidade máxima III” na escala de Mercalli modificada, no concelho de Santo Tirso, no Porto.
Foi também sentido, ainda que com menor intensidade, nos concelhos de Póvoa de Lanhoso, em Braga, e Ponte de Lima, em Viana do Castelo.
O IPMA adianta que, “se a situação o justificar, serão emitidos novos comunicados”.
Um sismo com magnitude entre 4,0 e 4,9 na escala de Richter é considerado “ligeiro”, sendo pouco provável que provoque danos.
A Escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respectiva descrição”. Um nível III nesta escala diz respeito a um evento “fraco”, que pode ser “sentido dentro de casa”, e a sua “vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, lê-se no site do IPMA.

-
Sociedadehá 1 semana
Mar agitado fecha sete barras marítimas, maioria no norte
-
Famalicãohá 5 dias
Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão reúne-se em Delães para uma sessão descentralizada
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão sob “aviso amarelo”: Chuvas e ventos de 80 km/h esperados esta sexta-feira
-
Mundohá 12 horas
Apesar do estado de saúde crítico, Papa Francisco confiante na sua hospitalização e tratamento