Siga-nos nas redes

País

PSP inicia hoje operação “Violência? Não, obrigado!” nas escolas

Publicado

em

A PSP inicia hoje a operação “Violência? Não, obrigado!”, para sensibilizar os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário para temas como a violência escolar, o uso e posse de armas e a delinquência juvenil.

Em comunicado, a PSP explica que as ocorrências registadas no ano letivo 2023/2024, no âmbito do Programa Escola Segura (PES), subiram relativamente a 2022/2023, apesar de ainda se encontrarem abaixo da média da última década (4.445).

Esta operação, que decorre até final do mês de janeiro, integra o PES, um modelo integrado de policiamento de proximidade no âmbito do qual a PSP é responsável pela segurança em mais de 3.170 escolas publicas, privadas e do ensino cooperativo, envolvendo um total de 902 mil alunos e 150 mil professores e assistentes operacionais.

A par da sensibilização, os alunos são também incentivados a resolverem os seus conflitos de forma pacífica, com recurso ao diálogo e não à violência.

Os polícias das equipas do Programa Escola Segura envolvidos nestas ações ensinam aos alunos algumas achegas para resolverem os conflitos, métodos para se acalmarem quando se sentem revoltados e explicam-lhes ainda a quem podem recorrer para pedir ajuda.

Durante o decorrer destas ações de sensibilização, além de ser caracterizada a delinquência juvenil, os agentes explicam aos alunos as consequências dos comportamentos violentos, alertando-os que, apesar de serem menores, há consequências que poderão interferir com o seu futuro se praticarem factos que possam ser qualificados como crime.

No ano letivo 2022/2023 foram registadas, pelas equipas do Programa Escola Segura 3.824 ocorrências relacionadas com o espaço escolar (interior, exterior e percursos casa-escola-casa), enquanto no último ano letivo o número subiu para 4.107.

Do total de ocorrências registadas no ano letivo passado, 2.956 foram de natureza criminal, o que equivale a 72% do total registado no âmbito do PES.

De todas as ocorrências criminais registadas, 71,4% tiveram lugar no interior do recinto escolar. As mais reportadas continuam a ser as agressões, as injúrias e as ameaças.

Na nota hoje divulgada, a PSP recorda que, no último ano letivo, foi registado o número mais baixo de roubos dos últimos cinco anos (75), o que representa um decréscimo que ronda os 9% relativamente ao período homólogo.

No ano letivo 2023/2024 foram ainda registadas 38 ocorrências que envolveram o uso e/ou posse de armas (mais quatro), detetadas cinco armas de fogo, 30 armas brancas e quatro armas de outras tipologias, o que representa num aumento de 11,4%.

No total, no ano letivo 2023/2024, a PSP realizou cerca de 32.000 ações de sensibilização temáticas que contaram com a participação de mais de 703.400 alunos, mais 24.500 do que no ano anterior. Os temas mais abordados foram ‘bullying’ e ‘cyberbullying’, violência doméstica e no namoro, consumo de álcool e drogas e prevenção e segurança rodoviária.

A PSP lembra que os polícias afetos às equipas do PES estão sempre presentes e disponíveis para receberem denúncias, aconselharem e apoiarem vítimas, respetivas famílias e toda a comunidade escolar.

As denúncias podem ser comunicadas de forma presencial, numa esquadra da PSP, ou através do e-mail escolasegura@psp.pt.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Homem de 22 anos detido por suspeita de tráfico de estupefacientes

Na cidade de Vila Nova de Famalicão, no decorrer de um patrulhamento preventivo, os Polícias procederam à detenção de um...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Homem de 30 anos detido por suspeita de tráfico de estupefacientes

Um homem de 30 anos foi detido, na madrugada desta terça-feira, no decorrer de uma fiscalização rodoviária na cidade de...

Póvoa de Varzimhá 5 horas

Corpo avistado no mar da Póvoa de Varzim pode ser de homem de 62 anos desaparecido. Buscas terminam sem sucesso mais uma vez

As buscas pelo corpo de um homem avistado no domingo na praia Verde (Póvoa de Varzim) incluíram hoje um helicóptero...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão sob Aviso Laranja: Madrugada com ventos até aos 100 km/h e chuvas fortes

As chuvas fortes regressam a Famalicão nesta madrugada, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que...

Desportohá 6 horas

FC Famalicão x Sporting: Sub-23 empatam por 1-1

A tarde desta terça-feira assinalou mais um momento de competição para a equipa sub-23 do FC Famalicão, que assinalou a...

Paíshá 7 horas

Maia: Homem de 21 anos detido no aeroporto. Tentou passar com uma soqueira pelo sistema de segurança

A PSP deteve um jovem, de 21 anos, no aeroporto do Porto, na Maia, por posse de uma soqueira, considerada...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: REN esclarece que problema registado em subestação não se tratou de um curto-circuito

Na sequência de um problema registado na subestação elétrica de Riba de Ave, localizada na freguesia de Oliveira Santa Maria,...

Sociedadehá 9 horas

Profissionais da Educação anunciam greve às provas-ensaio do 4.º, 6.º e 9.º ano em fevereiro

O Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop) anunciou hoje uma greve a todo o trabalho relacionado com as...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Suspeitos de 19 e 21 anos detidos pela PSP com faca e taco de baseball

Dois homens com 19 e 21 anos foram detidos pela Polícia de Segurança Pública, em Famalicão, esta segunda-feira, cerca das...

Desportohá 10 horas

FC Famalicão: Paulinho Roxo é o novo treinador da equipa de futsal

A equipa de futsal do FC Famalicão já treinou, esta segunda-feira, sob um novo comando técnico, depois da saída de...

Arquivo

Mais Vistos