Siga-nos nas redes

País

Proteção Civil: 444 ocorrências registadas devido ao mau tempo até às 16:00

Publicado

em

A Proteção Civil registou entre as 00:00 e as 16:00 de hoje um total de 444 ocorrências associadas ao mau tempo em Portugal continental, sobretudo quedas de árvores, limpeza de vias e movimentação de terrenos.

A maioria das ocorrências foi registada na região de Coimbra, Área Metropolitana do Porto e sub-região de Viseu Dão-Lafões, disse o oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) José Rodrigues, em declarações à agência Lusa.

Questionado sobre se há vítimas a registar, o responsável da Proteção Civil disse que “poderá ter havido algumas assistências” a cidadãos afetados pelo mau tempo, mas não há registo de situações com gravidade.

Relativamente a danos materiais, o oficial de operações da ANEPC referiu que “não houve nada de relevante”.

Entre as 00:00 e as 16:00 de hoje, a Proteção Civil contabilizou 444 ocorrências, que mobilizaram 1.608 operacionais e 631 meios terrestres, apontou a mesma fonte, referindo que foram essencialmente quedas de árvores (47%), limpeza de vias (26%) e movimentação de terrenos (17%).

Questionado sobre o número de inundações registadas, José Rodrigues informou que “não é expressivo”.

Em relação estradas afetadas devido ao mau tempo, a ANEPC remeteu para a Guarda Nacional Rodoviária (GNR), tendo esta força de segurança informado à Lusa que pelas 18:30 de hoje existiam 22 estradas interditadas ou condicionadas, a maioria por inundação, sendo sobretudo arruamentos e estradas municipais ou regionais.

A GNR destacou ainda o encerramento ao trânsito dos troços da Estrada Nacional (EN) 339, que atravessa o maciço central da Serra da Estrela, devido à queda de neve.

O anterior balanço da ANEPC, entre 00:00 e as 07:00 de hoje, apontava para 64 ocorrências devido à chuva e ao vento fortes, a maioria quedas de árvores, mas sem causarem vítimas.

A estas ocorrências acrescem as 568 registadas no domingo, também motivadas pelas “condições meteorológicas adversas, precipitação e vento”, segundo a Proteção Civil.

A ANEPC elevou o nível de alerta devido ao mau tempo nas regiões Centro e Norte do país causado pelos efeitos da depressão Herminia, com previsões de chuva persistente, rajadas de vento até 110 quilómetros por hora, agitação marítima e queda de neve.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em aviso vermelho (o mais elevado de uma escala de quatro) os distritos do Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga a partir das 12:00 de hoje e até às 09:00 de terça-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 07 a 08 metros de altura, podendo atingir 14 metros.

O Instituto emitiu também aviso amarelo por causa do vento forte para os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra até às 21:00 de hoje e para Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Leiria, Beja e Braga até às 09:00 de terça-feira.

Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Castelo Branco também estão sob aviso amarelo entre as 18:00 de hoje e as 12:00 de terça-feira devido à queda de neve acima dos 700 metros.

O aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo. Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 horas

Banda de Famalicão apresenta Concerto de Páscoa na Igreja Matriz Nova

A Banda de Famalicão lança o convite para o seu concerto de Páscoa, um evento que irá decorrer na Igreja...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão espera quarta-feira de calor. “Máximas” sobem até aos 30 graus

Famalicão espera, esta quarta-feira, mais um dia de sol, embora com céus parcialmente nublados, de acordo com as previsões do...

Desportohá 10 horas

Federação Portuguesa de Futebol decreta minuto de silêncio em homenagem a Aurélio Pereira

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decretou um minuto de silêncio nos jogos sob a sua tutela entre quarta-feira e...

Póvoa de Varzimhá 11 horas

Póvoa de Varzim: Duas jovens resgatadas do mar na Praia da Lagoa

Duas jovens foram resgatadas, na tarde desta terça-feira, no mar da Póvoa de Varzim, na Praia da Lagoa, local para...

Paíshá 11 horas

Centro: Pelo menos 39 pessoas feridas após acidente de autocarro

Pelo menos 39 pessoas ficaram feridas, na tarde desta terça-feira, na sequência de uma colisão entre um autocarro de passageiros...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Centro de Saúde vai funcionar em instalações provisórias a partir de quinta-feira

As obras de requalificação do Centro de Saúde de Famalicão vão começar e as três Unidades de Saúde Familiar (USF)...

Desportohá 12 horas

Sub-23: FC Famalicão x Sporting termina com empate

A formação sub-23 do FC Famalicão disputou, no início da tarde desta terça-feira, 11.ª jornada da Fase de Apuramento de...

Paíshá 13 horas

PSP do Porto apreende mais de 600 peças contrafeitas e faz quatro detenções

A 1.ª Divisão da Polícia de Segurança Pública do Porto procedeu á detenção de quatro homens com idades compreendidas entre...

Regiãohá 13 horas

Tirsense x Benfica: “Chegamos aqui por mérito próprio” diz Emanuel Simões

O treinador do Tirsense, Emanuel Simões, afirmou hoje que a sua equipa vai tentar “dignificar” a inédita presença nas meias-finais...

Bragahá 14 horas

Braga: Veículo consumido por incêndio enquanto circulava na A3 em Priscos

Uma viatura ligeira foi completamente consumida por um incêndio, ao início da tarde desta terça-feira, enquanto circulava na A3, na...

Arquivo

Mais Vistos