Siga-nos nas redes

País

Ordem dos Enfermeiros contra a prioridade dos políticos na vacinação da covid-19

Publicado

em

A Ordem dos Enfermeiros mostrou-se contra a inclusão de titulares de cargos públicos, que não sejam as ”mais altas” figuras do Estado, nos grupos prioritários de vacinação contra a covid-19, numa carta dirigida ao Presidente da República.

No oficio com data de terça-feira e hoje divulgado, a Ordem dos Enfermeiros (OE) pede a Marcelo Rebelo de Sousa a sua intervenção na campanha de vacinação contra a covid-19, “numa altura em que não estão vacinados todos os profissionais de saúde, ao mesmo tempo que, como é do conhecimento público, há autarcas a contornarem o plano para se vacinarem antecipadamente”.

A Ordem do Enfermeiros ressalva que “não discute a vacinação das mais altas figuras do Estado, a par dos grupos prioritários, mas está frontalmente contra a inclusão, nesta fase, de autarcas ou outros titulares de cargos públicos que não sejam as mais altas figuras do Estado Português nos grupos prioritários”.

Isto, sustenta, “quando há pouquíssimos enfermeiros dos cuidados de saúde primários vacinados, já para não falar dos enfermeiros do setor privado”.

“Seguramente, é do conhecimento de V.Exa. que alguns autarcas e outros sem direito a vacinação prioritária, numa atitude indigna e vergonhosa, numa altura tão difícil para todos nós, aceitaram um esquema para se poderem vacinar antes do tempo”, escreve a OE no ofício.

Recorda também que ainda nem teve início a vacinação dos bombeiros, que são responsáveis por cerca de 90% do transporte em emergência extra-hospitalar.

Além disso, diz a OE, os estudantes de enfermagem em ensino clínico e em contacto direto com doentes covid-19 não estão incluídos em qualquer grupo prioritário de vacinação, apesar de a Ordem ter proposto e reiterado junto das autoridades de Saúde.

No ofício remetido ao chefe de Estado, a OE lembra também ter proposto “a criação e a gestão de centros de vacinação, com enfermeiros, fora do horário de funcionamento dos cuidados de saúde primários, para os quais continuam disponíveis membros de órgãos executivos da OE a título pró-bono”.

A administração de vacinas contra a covid-19 aos titulares de órgãos de soberania vai começar na próxima semana, confirmou na segunda-feira a ministra da Saúde, Marta Temido, após uma reunião com a ‘taskforce’ coordenadora do plano de vacinação.

Os autarcas vão também estar envolvidos no lote de titulares de órgãos de soberania a vacinar, não se restringindo aos cargos mais altos do país, como o Presidente da República, o presidente da Assembleia da República ou o primeiro-ministro.

Desde o início da vacinação, a 27 de dezembro, já foram realizadas mais de 255 mil inoculações em Portugal, nomeadamente a profissionais de saúde e utentes e funcionários de lares.

Portugal já registou 11.012 mortes associadas à covid-19 e 653.878 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Saída da Avenida Marechal Humberto Delgado esteve cortada após derrame na via

O derrame de uma substância oleosa levou ao corte do trânsito num segmento da Avenida Marechal Humberto Delgado, que faz...

Desportohá 9 horas

“Não esperávamos chegar tão longe”. Mafalda Mesquita e Tiago Costa nadaram mais rápido e foram campeões na Roménia

Famalicão já nos habituou a resultados desportivos de excelência e uma das modalidades que mais pódios e medalhas traz para...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda lamenta morte do artista plástico Sergio Lima

A Fundação Cupertino de Miranda, de Famalicão, lamentou hoje o falecimento de Sergio Lima, artista brasileiro que está representado na...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Sofia Correia toma  posse como coordenadora das Mulheres Socialistas

Sofia Correia tomou  posse, esta semana,  como coordenadora das Mulheres Socialistas, Igualdades e Direitos de Famalicão, na sequência dos resultados...

Desportohá 11 horas

FC Famalicão apresenta amanhã o plantel e novo equipamento no centro da cidade

Este sábado, o Futebol Clube Famalicão apresenta o plantel 2024/2025. A festa vai acontecer na Praça Cupertino de Miranda, no...

Famalicãohá 13 horas

Dia dos Avós celebrado no Santuário de Nossa Senhora do Carmo

Foram cerca de 300 os séniores que se reuniram nesta Sexta feira, dia em que se comemora o Dia Mundial...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Campo de Jogos da Breia em Vermoim de cara lavada e com novo regulamento

A Junta de Freguesia de Vermoim procedeu à limpeza e manutenção do Campo de Jogos da Breia.”Foram substituídas as balizas...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Programa Casa Feliz ajuda mais 10 famílias a melhorar as suas habitações

O programa municipal “Casa Feliz” vai ajudar mais 10 famílias famalicenses a realizar obras nas suas habitações. Os novos apoios...

Desportohá 16 horas

Diário da Volta a Portugal, dia 3

A Volta a Portugal é na Fama Rádio. Acompanhe aqui o resumo diário do repórter Armando César, referente à última...

Regiãohá 16 horas

Santo Tirso: mulheres que burlavam idosos detidas pela GNR. Duas ficaram em prisão preventiva

A GNR  deteve, no passado dia 23 de julho,  três mulheres, com idades compreendidas entre os 34 e os 58...

Arquivo

Mais Vistos