País
Luísa Bartolomeu e pastor belga “Maet” representam Portugal no o Campeonato do Mundo de Obediência Canina
A Campeã Nacional de Obediência Canina, Luísa Bartolomeu vai representar Portugal, entre 22 e 26 de junho, no Campeonato do Mundo de Obediência Canina na Dinamarca com o pastor belga Tervuren, chamado Maet.
Em comunicado enviado à imprensa, Luísa Bartolomeu diz que apesar de ter nascido em Portugal, é uma “criança que emigrou com a família para França”, onde desde 1979 se dedica à competição canina, praticando modalidades como “Agilidade e Obediência.” A treinadora “concorre pela escola Iron Dog Algarve, em Quarteira, na turma 3, nível máximo na modalidade Obediência”.
Quanto à sua formação, Luísa é formada em instrução básica de educação canina e adestramento de cães. Ela também participou de cursos de socialização individual e em grupo, além de preparação para competições.
A treinadora é responsável por vários grupos de competição em França e “convida e desafia todos os donos que gostam de treinar os seus cães a começarem a praticar este desporto”.
Luísa Bartolomeu tem uma paixão por diferentes raças de cães, como a raça do seu companheiro e outras raças como o Pastor Alemão e o Pastor Escocês. A formadora consolidou a sua formação através de viagens por vários países à procura de novos “métodos e ferramentas de trabalho”. Sendo uma área “em constante evolução”, Luísa acredita que é necessário acompanhar este desenvolvimento, acreditando que “o investimento na formação é essencial”.
A treinadora que regressou a Portugal “há pouco menos de um ano” diz fazer o que lhe dá mais prazer “treinar cães, competir ao mais alto nível e ajudar tutores a conseguir uma relação saudável com os seus cães”.
-
Bragahá 1 semana
Mulher desaparecida em Esposende desde o final de dezembro encontrada sem vida em Espanha
-
Economiahá 6 dias
Imposto Único de Circulação (IUC) superior a 100 euros passa a ser pago em duas prestações em 2026
-
Famalicãohá 3 dias
IPMA emite aviso amarelo para Braga e Viana do Castelo devido a chuva forte e trovoada
-
Paíshá 9 horas
Proteção Civil registou 71 ocorrências nas últimas horas devido ao mau tempo