Site icon Fama Rádio e Televisão

Virologista diz: “Todos vamos ser infetados” é “muito benéfico na construção da imunidade natural”

Pedro Simas, virologista no Instituto de Medicina Molecular, disse, esta terça-feira, à SIC Notícias que é necessário “desmitificar o medo de estar infetado“, reforçando ainda que (mais tarde ou mais cedo) “todos vamos ser infetados”, passando tal cenário a fazer “parte das nossas vidas”.

Fazendo um balanço da evolução da pandemia da covid-19, o virologista afirma que não é previsível que apareça uma nova variante que consiga destruir as defesas já criadas pela população, seja através da vacina ou pela própria infeção.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Nesta base, Pedro Simas sublinha que “devemos voltar praticamente à normalidade” e que “já o devíamos ter feito antes”.

Assim, o mesmo acha que devemos “preparar a sociedade portuguesa e desmitificar o medo de estar infetado com covid-19. Todos vamos ser infetados, vai fazer parte das nossas vidas e ser infetado, neste momento, tem um efeito muito benéfico na construção da imunidade natural e na entrada da verdadeira endemia”.

Não subestimando o perigo da covid-19, mas equiparando-o à gripe, Pedro Simas afirma que que devemos “proteger os grupos de risco com as terceiras doses todos os anos – é previsível que façamos da mesma forma que já o fazemos para a gripe. E, nesta fase que é transitória, talvez testar, mas só num contexto hospitalar, eventualmente alguma autogestão das famílias com autotestes. Mas temos de abrir a sociedade”, concluiu.

Imagem: SIC Notícias / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version