Siga-nos nas redes

Economia

Restauração pede às autoridades para não dificultarem ‘take away’ e entregas ao domicílio

Publicado

em

Lembrando que a lei lhes permite horários normais de funcionamento, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) apelou hoje às forças de segurança para não dificultarem o funcionamento dos restaurantes com ‘take-away’ e entregas ao domicílio.

Em comunicado, a AHRESP “apela às forças de segurança, particularmente à GNR e à PSP, que não obstaculizem o funcionamento dos estabelecimentos de restauração e similares nas modalidades de ‘take-away’ (que inclui o ‘drive thru’) e entregas ao domicílio, permitido pela atual lei”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Nessa conformidade, os estabelecimentos de restauração e similares podem funcionar de acordo com o horário de funcionamento para o qual se encontram autorizados, nos quais, nas modalidades de venda permitidas, podem praticar os seus horários normais, isto é, os horários que – dentro dos limites aplicáveis em função do município em que se localizem – praticariam se nunca tivessem existido limitações especiais resultantes das medidas de combate à doença covid-19”, afirma a associação.

Segundo a AHRESP, os restaurantes e similares “não estão sujeitos à obrigatoriedade de encerramento às 20:00 durante a semana e às 13:00 aos fins de semana e feriados”.

Porém, continua a associação, “a ação das forças de segurança tem feito com que muitos estabelecimentos, perante a incerteza gerada, optem por não funcionar, com todos os prejuízos que isso acarreta, quer para os próprios, quer para a economia”.

O decreto do Governo que regulamenta o novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19 entrou em vigor às 00:00 do dia 15 e decorre até 30 de janeiro, prevendo o encerramento do comércio e restauração, com exceção dos estabelecimentos de bens e serviços essenciais.

A restauração pode, no entanto, funcionar em regime de ‘take-away’ ou entregas ao domicílio.

Na quarta-feira entraram em vigor novas restrições, entre elas a limitação do horário de encerramento dos estabelecimentos de bens e serviços abertos ao público, que têm de encerrar às 20:00 nos dias úteis e às 13:00 aos fins de semana e feriados, exceto o retalho alimentar que pode funcionar aos fins de semana até às 17:00.

O secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, disse que os restaurantes e similares a funcionar em regime de ‘take away’ durante o confinamento geral não têm limites nos horários de funcionamento.

“Tal como sucedeu no primeiro período de confinamento, em que foi igualmente prevista a possibilidade de ‘take away’, não existe explicitamente uma restrição aos horários de funcionamento”, afirmou o governante.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 37 minutos

Famalicense Joaquim Figueiredo conquista título de Campeão Nacional nos 3 mil metros em Pombal

O atleta famalicense Joaquim Figueiredo terminou agora a época das competições em pista coberta, com mais um desafio em Pombal....

Famalicãohá 50 minutos

Famalicão: Veículo da PSP envolvido em colisão rodoviária que resultou em 3 feridos

Três pessoas ficaram feridas, na noite deste domingo, na sequência de uma colisão rodoviária na Rua D. Sancho I, em...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão sob Aviso Amarelo: Rajadas de vento até aos 85 km/h esta segunda-feira

Famalicão espera, esta segunda-feira, um dia nublado com intervalos de sol e chuveiros entre as 13:00 e as 16:00, de...

Famalicãohá 18 horas

Queda de árvore em Cruz na Rua da Seara

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram acionados esta tarde às 15h53 para o lugar de Cruz, mais precisamente para a rua...

Desportohá 18 horas

Campeonato de Portugal de Ralis arrancou este fim de semana em Fafe

A dupla Kris Meeke/James Fulton (Hyundai i20 N Rally2) sagrou-se vencedora, este sábado, do Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas...

Famalicãohá 20 horas

Dia Mundial do Pensamento assinalado em Famalicão pelas Guias de Portugal

Foram cerca de 500 as guias de 18 delegações do distrito de Braga, que estiveram este domingo em Famalicão. Este...

Paíshá 20 horas

Tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais baratos

Depois de vários aumentos sucessivos, a semana começa com uma descida no preço dos combustíveis. Tanto o gasóleo como a...

Paíshá 20 horas

Resgatados na zona da Azurara 10 alunos da escola de canoagem

Um grupo de alunos, incluindo quatro menores, que estava hoje a praticar caiaque no rio, em Vila do Conde, teve...

Paíshá 24 horas

Inscrições para votar antecipadamente arrancam este domingo

Os eleitores recenseados em Portugal podem inscrever-se a partir deste domingo e até quinta feira, num município à sua escolha,...

Paíshá 24 horas

Hora do Planeta: já há data para o mundo se unir pela Sustentabilidade

Neste ano a Hora do Planeta assinala-se dia 23 de março (sábado) em todo o mundo, incluindo em Portugal, entre...

Arquivo

Mais Vistos