Siga-nos nas redes

País

Empresas da líder do PAN pediram autorização para usar inseticidas perigosos e abelhas que ameaçam as portuguesas

Publicado

em

Uma das empresas agrícolas de Inês Sousa Real do PAN terá pedido uma autorização para poder usar um inseticida considerado perigoso para os humanos e para a natureza e chegou também a libertar uma espécie de abelha nas suas culturas, que pela sua natureza ameaça as abelhas portuguesas, avança a Visão.

De acordo com esta publicação, estas duas situações estavam divulgadas nas páginas de Facebook de ambas as empresas mas foram apagadas dois dias antes do início da campanha eleitoral.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



No que toca ao inseticida, foi usado “Delegate 250 WG” que se destina a matar as moscas da fruta e que devido à sua “agressividade” é considerado “mutagénico ou carcinogénico de categoria 3”, “nocivo” e “prejudicial para o meio ambiente”, citando a empresa responsável pela distribuição da substância em Portugal.

Entre nos possíveis efeitos nos humanos e impacto ambiental decorrente do uso deste produto ficamos a saber que é “suspeito de afetar a fertilidade; pode afetar os órgãos após exposição prolongada ou repetida; muito tóxico para os organismos aquáticos com efeitos duradouros; perigoso para as abelhas; para proteção das abelhas e de outros insetos polinizadores, não aplicar este produto durante a floração das culturas [nem] durante o período de presença das abelhas nos campos”.

A autorização para a utilização deste produto foi pedida no ano de 2015, pela empresa que produz mirtilos, morangos e framboesas e da qual a líder do PAN é detentora de 25%. Possuindo o seu marido outros 25%.

No que toca às abelhas, estas terão sido adquiridas por uma empresa diferente, na qual Inês Sousa Real era sócia com o marido, que ficou com as suas quotas em dezembro de 2019.

“A líder do PAN mantém interesses indiretos na empresa, por estar casada em comunhão de adquiridos”, segundo a mesma fonte.

Questionado pela Visão, Fábio Abade Santos, médico veterinário e investigador, explica que estas abelhas (a mamangava-de-cauda-amarela-clara “Bombus terrestris”), podem por em causa a espécie autóctone.

“Introduzir uma nova genética, com possibilidade de hibridização, pode destruir o património genérico das nossas subespécies, selecionadas ao longo de milhares ou milhões de anos”, sublinha o investigador.

Tudo isto acontece depois de outra polémica em que uma empesa da líder do PAN era acusada de utilzar estufas nas suas explorações de frutos silvestres.

O partido, questionado pela Visão sobre este assunto respondeu que:

“O PAN e a sua porta-voz já esclareceram o que havia a esclarecer sobre este tema. O partido não tem mais nada a acrescentar nem vai continuar a alimentar esta campanha de difamação criada por vários interesses instalados para atingir o PAN e tentar impedir-nos de defender as nossas causas fundamentais.”

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Bragahá 1 hora

Despiste de autocarro mata homem de 64 anos em Braga

Um autocarro “desgovernado” dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) despistou-se hoje na Avenida Central, atingindo mortalmente um homem, de 64...

Famalicãohá 1 hora

Neste Lés a Lés Famalicão damos destaque à União de Freguesias de Avidos e Lagoa

É nosso convidado, o presidente da União de Freguesias António Gomes. Ao longo da conversa ficamos a saber como tem...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Homem de 48 anos detido sem carta de condução e excesso de álcool

Um cidadão com 48 anos de idade foi detido, esta quarta-feira pela PSP, por não possuirqualquer documento que o habilitasse...

Paíshá 3 horas

Minho: Aprovada extinção de duas SCUTS na A28

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Memorial aos Ex-Combatentes na Guerra Colonial inaugurado em Nine

A freguesia de Nine procede à inauguração do Memorial aos Ex-Combatentes na Guerra Colonial, uma cerimónia que decorre este sábado,...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Bairro Comercial Digital já está no terreno e quer ajudar empresas a faturar no mercado digital

O Município e a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) apresentaram, esta quinta-feira, na Fundação Cupertino de Miranda, o...

Famalicãohá 4 horas

Mercado de emprego e formação com 388 ofertas de trabalho disponíveis

O Mercado de Emprego e Formação é organizado pela Câmara Municipal, com a participação de instituições como o Centro de...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Atropelamento em Gavião faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida na manhã desta sexta-feira, na sequência de um atropelamento na Estrada Nacional 14 em Gavião. De...

Economiahá 5 horas

Combustíveis: Gasóleo e gasolina descem na próxima semana

Com o final de mais uma semana em aproximação chegam novas previsões quanto à oscilação do preço dos combustíveis para...

Famalicãohá 5 horas

Famalicense Xavi Ballas 5.º no Troféu do Norte após queda aparatosa

O piloto de Famalicão Xavi Ballas esteve em competição no último fim de semana em Pico dos Regalados, Vila Verde,...

Arquivo

Mais Vistos