Siga-nos nas redes

País

Empresas da líder do PAN pediram autorização para usar inseticidas perigosos e abelhas que ameaçam as portuguesas

Publicado

em

Uma das empresas agrícolas de Inês Sousa Real do PAN terá pedido uma autorização para poder usar um inseticida considerado perigoso para os humanos e para a natureza e chegou também a libertar uma espécie de abelha nas suas culturas, que pela sua natureza ameaça as abelhas portuguesas, avança a Visão.

De acordo com esta publicação, estas duas situações estavam divulgadas nas páginas de Facebook de ambas as empresas mas foram apagadas dois dias antes do início da campanha eleitoral.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



No que toca ao inseticida, foi usado “Delegate 250 WG” que se destina a matar as moscas da fruta e que devido à sua “agressividade” é considerado “mutagénico ou carcinogénico de categoria 3”, “nocivo” e “prejudicial para o meio ambiente”, citando a empresa responsável pela distribuição da substância em Portugal.

Entre nos possíveis efeitos nos humanos e impacto ambiental decorrente do uso deste produto ficamos a saber que é “suspeito de afetar a fertilidade; pode afetar os órgãos após exposição prolongada ou repetida; muito tóxico para os organismos aquáticos com efeitos duradouros; perigoso para as abelhas; para proteção das abelhas e de outros insetos polinizadores, não aplicar este produto durante a floração das culturas [nem] durante o período de presença das abelhas nos campos”.

A autorização para a utilização deste produto foi pedida no ano de 2015, pela empresa que produz mirtilos, morangos e framboesas e da qual a líder do PAN é detentora de 25%. Possuindo o seu marido outros 25%.

No que toca às abelhas, estas terão sido adquiridas por uma empresa diferente, na qual Inês Sousa Real era sócia com o marido, que ficou com as suas quotas em dezembro de 2019.

“A líder do PAN mantém interesses indiretos na empresa, por estar casada em comunhão de adquiridos”, segundo a mesma fonte.

Questionado pela Visão, Fábio Abade Santos, médico veterinário e investigador, explica que estas abelhas (a mamangava-de-cauda-amarela-clara “Bombus terrestris”), podem por em causa a espécie autóctone.

“Introduzir uma nova genética, com possibilidade de hibridização, pode destruir o património genérico das nossas subespécies, selecionadas ao longo de milhares ou milhões de anos”, sublinha o investigador.

Tudo isto acontece depois de outra polémica em que uma empesa da líder do PAN era acusada de utilzar estufas nas suas explorações de frutos silvestres.

O partido, questionado pela Visão sobre este assunto respondeu que:

“O PAN e a sua porta-voz já esclareceram o que havia a esclarecer sobre este tema. O partido não tem mais nada a acrescentar nem vai continuar a alimentar esta campanha de difamação criada por vários interesses instalados para atingir o PAN e tentar impedir-nos de defender as nossas causas fundamentais.”

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 6 minutos

Processo dos enfermeiros agredidos no Hospital de Famalicão aguarda conclusão há 2 anos

Aguarda conclusão há dois anos o processo referente ao episódio de violência vivido por dois enfermeiros e um segurança no...

Desportohá 43 minutos

Famalicense Joaquim Figueiredo conquista título de Campeão Nacional nos 3 mil metros em Pombal

O atleta famalicense Joaquim Figueiredo terminou agora a época das competições em pista coberta, com mais um desafio em Pombal....

Famalicãohá 57 minutos

Famalicão: Veículo da PSP envolvido em colisão rodoviária que resultou em 3 feridos

Três pessoas ficaram feridas, na noite deste domingo, na sequência de uma colisão rodoviária na Rua D. Sancho I, em...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão sob Aviso Amarelo: Rajadas de vento até aos 85 km/h esta segunda-feira

Famalicão espera, esta segunda-feira, um dia nublado com intervalos de sol e chuveiros entre as 13:00 e as 16:00, de...

Famalicãohá 18 horas

Queda de árvore em Cruz na Rua da Seara

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram acionados esta tarde às 15h53 para o lugar de Cruz, mais precisamente para a rua...

Desportohá 18 horas

Campeonato de Portugal de Ralis arrancou este fim de semana em Fafe

A dupla Kris Meeke/James Fulton (Hyundai i20 N Rally2) sagrou-se vencedora, este sábado, do Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas...

Famalicãohá 20 horas

Dia Mundial do Pensamento assinalado em Famalicão pelas Guias de Portugal

Foram cerca de 500 as guias de 18 delegações do distrito de Braga, que estiveram este domingo em Famalicão. Este...

Paíshá 20 horas

Tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais baratos

Depois de vários aumentos sucessivos, a semana começa com uma descida no preço dos combustíveis. Tanto o gasóleo como a...

Paíshá 20 horas

Resgatados na zona da Azurara 10 alunos da escola de canoagem

Um grupo de alunos, incluindo quatro menores, que estava hoje a praticar caiaque no rio, em Vila do Conde, teve...

Paíshá 24 horas

Inscrições para votar antecipadamente arrancam este domingo

Os eleitores recenseados em Portugal podem inscrever-se a partir deste domingo e até quinta feira, num município à sua escolha,...

Arquivo

Mais Vistos