Siga-nos nas redes

País

Empresas da líder do PAN pediram autorização para usar inseticidas perigosos e abelhas que ameaçam as portuguesas

Publicado

em

Uma das empresas agrícolas de Inês Sousa Real do PAN terá pedido uma autorização para poder usar um inseticida considerado perigoso para os humanos e para a natureza e chegou também a libertar uma espécie de abelha nas suas culturas, que pela sua natureza ameaça as abelhas portuguesas, avança a Visão.

De acordo com esta publicação, estas duas situações estavam divulgadas nas páginas de Facebook de ambas as empresas mas foram apagadas dois dias antes do início da campanha eleitoral.

No que toca ao inseticida, foi usado “Delegate 250 WG” que se destina a matar as moscas da fruta e que devido à sua “agressividade” é considerado “mutagénico ou carcinogénico de categoria 3”, “nocivo” e “prejudicial para o meio ambiente”, citando a empresa responsável pela distribuição da substância em Portugal.

Entre nos possíveis efeitos nos humanos e impacto ambiental decorrente do uso deste produto ficamos a saber que é “suspeito de afetar a fertilidade; pode afetar os órgãos após exposição prolongada ou repetida; muito tóxico para os organismos aquáticos com efeitos duradouros; perigoso para as abelhas; para proteção das abelhas e de outros insetos polinizadores, não aplicar este produto durante a floração das culturas [nem] durante o período de presença das abelhas nos campos”.

A autorização para a utilização deste produto foi pedida no ano de 2015, pela empresa que produz mirtilos, morangos e framboesas e da qual a líder do PAN é detentora de 25%. Possuindo o seu marido outros 25%.

No que toca às abelhas, estas terão sido adquiridas por uma empresa diferente, na qual Inês Sousa Real era sócia com o marido, que ficou com as suas quotas em dezembro de 2019.

“A líder do PAN mantém interesses indiretos na empresa, por estar casada em comunhão de adquiridos”, segundo a mesma fonte.

Questionado pela Visão, Fábio Abade Santos, médico veterinário e investigador, explica que estas abelhas (a mamangava-de-cauda-amarela-clara “Bombus terrestris”), podem por em causa a espécie autóctone.

“Introduzir uma nova genética, com possibilidade de hibridização, pode destruir o património genérico das nossas subespécies, selecionadas ao longo de milhares ou milhões de anos”, sublinha o investigador.

Tudo isto acontece depois de outra polémica em que uma empesa da líder do PAN era acusada de utilzar estufas nas suas explorações de frutos silvestres.

O partido, questionado pela Visão sobre este assunto respondeu que:

“O PAN e a sua porta-voz já esclareceram o que havia a esclarecer sobre este tema. O partido não tem mais nada a acrescentar nem vai continuar a alimentar esta campanha de difamação criada por vários interesses instalados para atingir o PAN e tentar impedir-nos de defender as nossas causas fundamentais.”

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 8 horas

Famalicão recebe AVS SAD com preparação condicionada por ausências

O Famalicão entra em campo este domingo, às 15h30, no Estádio Municipal, para defrontar o AFS SAD, num jogo que...

Famalicãohá 10 horas

Duas listas concorrem às eleições da Associação Comercial e Industrial de Famalicão

As eleições para a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), marcadas para 22 de abril, contarão com duas candidaturas....

Famalicãohá 13 horas

Fim de Semana primaveril com temperaturas elevadas, seguido de descida progressiva

Este fim de semana promete trazer um verdadeiro cenário primaveril, com temperaturas elevadas que podem atingir os 26 graus em...

Famalicãohá 14 horas

Melhoria da acessibilidade na envolvente da Casa de Camilo arranca segunda feira

Na próxima segunda-feira, dia 31 de março, terá início uma obra de requalificação na zona envolvente à Casa de Camilo...

Famalicãohá 15 horas

Evento “PERSPECTIVA” debate movimentos sociais e lutas operárias em Joane

Hoje, dia 29 de março, realiza-se na Associação Teatro Construção, em Joane, Vila Nova de Famalicão, o evento “PERSPECTIVA”. Esta...

Famalicãohá 15 horas

Portugal entra no horário de verão na madrugada de domingo

Portugal continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores vão adiantar os seus relógios na próxima madrugada para...

Paíshá 1 dia

Eclipse solar parcial esperado para este sábado a partir das 09:30. Produção de energia vai descer 23%

O eclipse solar parcial que vai ocorrer durante duas horas na manhã de sábado vai provocar uma redução de 23%...

Paíshá 1 dia

Porto: Bombeira de 22 anos agredida e ameaçada com faca enquanto tentava socorrer mulher doente

Uma bombeira de 22 anos foi agredida e ameaçada com uma faca, na tarde desta sexta-feira, num momento em que...

Sociedadehá 1 dia

Homem detido pela PJ enquanto fazia exame para a carta de condução em nome de outra pessoa

Um homem foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), esta quinta-feira, por suspeitas dos crimes de uso de documento de identificação...

Desportohá 1 dia

FC Famalicão: Gil Dias pede apoio dos adeptos para este domingo: “Vamos fazer tudo por eles”

Na sequência da disputa da 27ª jornada da I Liga portuguesa, o avançado Gil Dias faz a antevisão da receção...

Arquivo

Mais Vistos