País
Presidenciais: Projeções apontam para abstenção entre 50% e 60%
Segundo as projeções avançadas pelas televisões logo após o fecho das urnas, os portugueses devem bater este domingo o recorde de abstenção numa eleição presidencial.
As principais projeções são, contudo, muito diferentes entre si. A RTP apresenta uma abstenção que pode variar entre os 50% e os 55%, a projeção da TVI indica uma abstenção entre os 54,5% e os 58,5% e a SIC aponta para os 56% aos 60%.
Portugal deve, assim, bater o recorde de abstenções numa eleição presidencial que antes estava fixado em 53,48%, correspondendo a 5.164.500 pessoas, na eleição de 2011 em que Cavaco Silva foi eleito para um segundo mandato.
É de sublinhar ainda que nestas eleições os cadernos eleitorais contam com mais cerca de um milhão de eleitores do que as anteriores, na maioria emigrantes.
Este ano há uma circunstância especial, que é a pandemia. Não só a Covid-19 poderá ter dissuadido muitas pessoas de ir às urnas, como houve ainda muitos que ficaram impedidos de votar por terem ficado infetados ou em isolamento profilático depois do prazo para poderem solicitar votar a partir de casa.
PASSOU EM DIRETO
-
Economiahá 1 semana
Preço das portagens nas autoestradas vai aumentar 2,21% em 2025
-
Desportohá 7 dias
Formações jovens do FC Famalicão disputam dois jogos neste fim de semana
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão espera dia nublado mas sem chuva esta terça-feira
-
Desportohá 2 dias
GD Natação de Famalicão conquistou 15 medalhas de ouro no Campeonato Territorial Norte