País
Caso de sarampo detetado em homem de 54 anos na região Norte. Autoridades de saúde acompanham a situação

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou, esta terça-feira, a existência de um caso importado de sarampo num homem de 54 anos, não residente em Portugal e sem ligação aos dois casos registados recentemente na região de Lisboa.
De acordo com o comunicado da DGS, este novo caso foi detetado na região Norte do país, sendo que o homem não tem indicação de estar vacinado contra a doença.
“O caso foi confirmado laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). Este novo caso de sarampo não tem ligação epidemiológica conhecida com os casos anteriores”, pode ler-se na nota divulgada, que acrescenta que o indivíduo “está clinicamente bem e já não se encontra em período de infecciosidade”.
A evolução deste caso está a ser acompanhada pela DGS e pelas restantes autoridades de saúde, no âmbito do Programa Nacional da Eliminação do Sarampo, que assenta sobretudo na confirmação dos casos suspeitos e rastreio de contactos associados.
Além de explicar os métodos de vacinação, a autoridade de saúde nacional recomenda que se alguém esteve em contacto com um caso suspeito de sarampo, ou se tem sintomas, ligue para a linha de saúde 808242424.

-
Paíshá 1 semana
Escolas vão passar a dispor de um psicólogo por cada 500 crianças no próximo ano letivo
-
Desportohá 7 dias
FC Famalicão volta a vencer e segura sétimo lugar
-
Desportohá 4 dias
Sub-23 do FC Famalicão vencem Estrela da Amadora por 2-1
-
Paíshá 2 dias
Instituto de Socorros a Náufragos reforça vigilância nas praias para estas férias da Páscoa