Site icon Fama Rádio e Televisão

Candidatos comentam abstenção maior do que a habitual destas eleições

Registando hoje que as piores previsões de abstenção não se confirmaram, o mandatário nacional da candidatura de Marisa Matias, Tiago Rodrigues, afirmou que qualquer número elevado de pessoas que não votam “é preocupante para a saúde da democracia”.

Tiago Rodrigues falou do púlpito do Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra, para uma “primeira reação” às projeções das televisões sobre “a adesão e abstenção a estas eleições” presidenciais.

“Queremos registar que as piores previsões não se confirmaram, sobretudo neste contexto de pandemia e num contexto em que muitas pessoas, por se encontrarem em isolamento, se viram privadas de votar”, enalteceu.

No entanto, o mandatário nacional da candidata a Belém apoiada pelo BE fez questão de sublinhar que “qualquer número elevado de abstenção, nomeadamente acima dos 50%, é preocupante para a saúde da democracia e deve ser combatido”.

“Parece-me importantíssimo registar o enorme esforço de milhares de pessoas que em todo o país permitiram que esta eleição acontecesse”, enfatizou ainda.

O mandatário nacional do candidato presidencial do Chega, Rui Paulo Sousa, diretor da campanha e membro da direção nacional do partido da extrema-direita parlamentar, também lamentou hoje a forte abstenção verificada no sufrágio.

“Quero lamentar os números da abstenção, uma das maiores que tivemos até agora, mas que se compreende face à pandemia que estamos a viver e ao confinamento”, disse, após saudar “todos os portugueses que foram votar”.

O concorrente ao Palácio de Belém, André Ventura, mostrou-se “tranquilo e confiante”, à entrada para o hotel lisboeta de quatro estrelas onde vai acompanhar a divulgação dos resultados, e previu uma “uma noite longa”.

A taxa de abstenção nas eleições presidenciais de hoje deverá ficar entre os 50 por cento e os 60 por cento, de acordo com as previsões avançadas às 19:00 pelas televisões.

A sondagem da Universidade Católica para a RTP dá uma taxa de abstenção entre os 50% e os 55%, enquanto a projeção da TVI antecipa uma taxa de abstenção entre os 54,5% e os 58,5%.

As previsões do ISCTE-ICS para a SIC apontam para um intervalo entre os 56% e os 60% e a projeção da CMTV antecipa números entre os 54% a 58%.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version