Siga-nos nas redes

País

Polícia Judiciária: Sete suspeitos de assaltos violentos entre os 25 e 34 anos detidos

Publicado

em

A Polícia Judiciária deteve sete homens com idades entre os 25 e os 34 anos, suspeitos de roubos violentos a imigrantes nos concelhos de Vila Nova de Cerveira e Valença, no distrito de Viana do Castelo, foi hoje divulgado.

Em comunicado enviado às redações, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga revelou que os sete homens foram detidos em dois processos distintos, sendo suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado, coação agravada, ofensas à integridade física e extorsão na forma tentada.

Segundo a PJ, aqueles atos de “criminalidade violenta” ocorreram entre setembro e dezembro de 2024, naqueles dois concelhos, e “foram praticados contra membros da mesma comunidade” de imigrantes.

A designada Operação Extortio, permitiu à PJ identificar “dois grupos que, reiteradamente, terão exercido coação e violência sobre imigrantes” de origem hindustânica, “para, de forma ilegítima, explorarem e obter lucros relacionados com a condição vulnerável das vítimas”.

“As investigações, lideradas pelo Departamento de Investigação Criminal de Braga da PJ, decorreram em paralelo, na sequência de dois processos distintos, titulados pelos Departamentos de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Vila Nova de Cerveira e de Valença”, esclarece a nota.

Segundo a PJ, no inquérito titulado pelo DIAP de Vila Nova de Cerveira “foram identificados quatro homens que, entre setembro e dezembro, terão exercido práticas coativas e agredido duas vítimas por forma a extorquir-lhes dinheiro”.

“Uma das vítimas foi ameaçada com arma de fogo à saída do local de trabalho, tendo-lhe sido subtraído alguns bens. A outra vítima foi agredida em várias ocasiões, por ter-se recusado a entregar o valor pecuniário que lhe era exigido”.

Já no segundo inquérito, “que visou um grupo de três homens, investigou-se a prática de um crime de roubo, ocorrido em novembro de 2024, com utilização de arma de fogo e de faca, que visou um homem, operário fabril, a quem roubaram dinheiro e bens”.

“A prática criminal assentava, igualmente, em coação e agressões contínuas, para obtenção ilícita de dividendos da estadia e trabalho da vítima em território nacional”, acrescenta a nota.

Nas “duas operações, foram realizadas 11 buscas domiciliárias e não domiciliárias, tendo sido apreendido dinheiro, documentos, um bastão e telemóveis”.

Das diligências efetuadas pela PJ foram recolhidos “indícios que apontam para que estas práticas criminais possam visar outros imigrantes em semelhantes condições socioeconómicas”.

Os detidos, residentes em Vila Nova de Cerveira e em Valença, serão presentes às autoridades competentes para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 2 horas

Polícia Judiciária: Sete suspeitos de assaltos violentos entre os 25 e 34 anos detidos

A Polícia Judiciária deteve sete homens com idades entre os 25 e os 34 anos, suspeitos de roubos violentos a...

Paíshá 3 horas

Sindicato da função pública convoca greve de três dias para o mês de fevereiro

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais vai convocar uma greve nacional para 26, 27...

Desportohá 4 horas

FC Famalicão: Equipa focada nas estratégias fundamentais para vencer o Estrela diz Enea Mihaj

Com a aproximação de mais um importante desafio para o emblema famalicense, uma receção ao Estrela da Amadora (14.º classificado...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Riba de Ave já tem em funcionamento uma nova Caixa Multibanco

A Junta de Freguesia de Riba de Ave anunciou, esta quinta-feira, a entrada em funcionamento de uma nova Caixa Multibanco,...

Famalicãohá 6 horas

Meteorologia: Famalicão espera ventos até 80 km/h e chuva forte esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um agravamento das condições meteorológicas, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e...

Barceloshá 7 horas

Mulher de 94 anos morre no hospital após atropelamento em Barcelos

Acabou por falecer no hospital de Braga, uma mulher de 94 anos que foi atropelada, às primeiras horas da manhã...

Desportohá 7 horas

“Elite da UEFA”: Árbitro João Pinheiro fala no sonho de dirigir uma final mundial em momento de homenagem

O árbitro João Pinheiro afirmou hoje que a final de um Campeonato do Mundo é “o sonho” de qualquer ‘juiz’,...

Bragahá 8 horas

Braga Capital da Cultura 2025: Ricardo Rio destaca retorno económico imediato que o evento traz à cidade

O presidente da câmara de Braga, Ricardo Rio, afirmou hoje que a Capital Portuguesa da Cultura (CPC), além de um...

Paíshá 9 horas

ASAE: 1,2 toneladas de carne podre resultaram em processo-crime para o proprietário

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou um processo-crime a um estabelecimento de Ponte de Lima onde apreendeu...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Homem de 25 anos detido por conduzir veículo sem carta

Um homem de 25 anos foi detido pela Polícia de Segurança Pública, esta quinta-feira, em Famalicão, pelo crime de condução...

Arquivo

Mais Vistos