País
Seculares Festas de Campo Maior podem voltar só em 2024 por causa do mau tempo e da inflação
A sugestão é da Câmara Municipal local. A inflação e os prejuízos causados pelo mau tempo em Campo Maior, em dezembro passado, são dois fatores que levam o município a sugerir que as tradicionais Festas do Povo sejam realizadas apenas em 2024.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, diz que a sua “sugestão” passa por realizar o evento no próximo ano, por ser “mais seguro financeiramente” para o município e também atendendo ao “ponto de vista” económico do país e do mundo, nesta altura.
Realizadas por vontade popular, as seculares Festas do Povo de Campo Maior foram reconhecidas, em 2021, pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Estas tradicionais festas são conhecidas por apresentarem dezenas de ruas, sobretudo no centro histórico, engalanadas com milhares de flores de papel, feitas voluntariamente pela população, e realizaram-se, pela última vez, em 2015.
O “percalço” provocado pelos prejuízos causados pelo mau tempo no concelho, no dia 13 de dezembro, com inundações, cheias, danos em habitações, equipamentos municipais e na agricultura, levou a uma “mudança” de prioridades, lembra o autarca.
O concelho regista prejuízos provocados pelo mau tempo na ordem dos 3,9 milhões de euros, sem contabilizar os prejuízos causados no setor da agricultura, realça o autarca.
O município aguarda “a regulamentação” dos apoios anunciados pelo Governo, diz Luís Rosinha, acrescentando, contudo, que, “por aquilo que vai sendo as notícias” só espera “vir a ter apoios na ordem dos 60%”.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Colisão rodoviária faz um ferido em Gondifelos
-
Paíshá 7 dias
Em 2024 a PSP registou 79 mortes em acidentes rodoviários mais oito do que em 2023
-
Bragahá 4 dias
Mulher desaparecida em Esposende desde o final de dezembro encontrada sem vida em Espanha
-
Economiahá 2 dias
Imposto Único de Circulação (IUC) superior a 100 euros passa a ser pago em duas prestações em 2026