O acidente de uma carrinha que transportava vacinas contra a covid-19 para pontos de vacinação no Alentejo inutilizou duas ampolas, adiantou hoje o Infarmed, que acrescentou que há 68 frascos ainda em avaliação e 82 em bom estado.
“Após o acidente que ocorreu hoje, pelas 11h20, que envolveu uma das carrinhas que transportava 152 frascos de vacinas da BioNtech/Pfizer, que estavam em distribuição para pontos de vacinação, no Alentejo, informamos que, dos 152 frascos ampola que se encontravam na carrinha, na altura do incidente, já há a confirmação de que 82 estão em bom estado. Há ainda mais 68 frascos que permanecem sob observação, tendo dois frascos ficado inutilizados”, lê-se numa nota divulgada hoje pela autoridade nacional do medicamento, o Infarmed.
Na mesma nota, o Infarmed conclui afirmando que “a situação continua a ser acompanhada”.
As vacinas em transporte estão a ser avaliadas por uma equipa farmacêutica para verificar se as suas propriedades se mantêm após o acidente, de acordo com as explicações avançadas no site oficial do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Uma carrinha que transportava vacinas contra a covid-19 despistou-se hoje, por volta das 11:20, na A2 – Autoestrada do Sul, junto a Águas de Moura, no concelho de Palmela, distrito de Setúbal, provocando um ferido ligeiro, segundo a GNR.
A carrinha fazia o transporte de “vacinas que vinham de Coimbra com destino a Beja”, indicou à Lusa a Guarda Nacional Republicana (GNR), referindo que o despiste ocorreu no sentido norte-sul, perto do quilómetro 60, junto a Águas de Moura, na freguesia de Marateca (Palmela).
O acidente rodoviário envolveu “apenas a carrinha que se despistou”, informou a GNR, registando um ferido ligeiro que era o condutor do veículo.