A Direcção-Geral da Saúde (DGS) divulgou recomendações para que a população se proteja dos efeitos negativos do frio, tais como usar várias camadas de roupa e comer sopas ou bebidas quentes.
O conselho da DGS segue as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que apontam para tempo frio e precipitação nos próximos dias, tendo já sido registada uma queda significativa da temperatura, acompanhada de um aumento da intensidade do vento.
A autoridade sanitária alerta para a necessidade de prestar atenção aos grupos mais vulneráveis, nomeadamente crianças nos primeiros anos de vida, doentes crónicos, idosos ou pessoas em maior isolamento, trabalhadores que realizam actividades no exterior, e pessoas sem abrigo.
Para evitar os efeitos negativos do frio na saúde, a DGS recomenda que a população evite “a exposição prolongada ao frio e as mudanças bruscas de temperatura”, “mantenha o corpo quente, usando várias camadas de roupa”, proteja as extremidades do corpo com luvas, chapéu, lenço, meias e sapatos quentes e antiderrapantes, e que se mantenha hidratada, bebendo sopas e bebidas quentes e evitando o álcool, o que proporciona “uma falsa sensação de calor”.
A autoridade sanitária apela também às pessoas, se ficarem doentes, a não se dirigirem imediatamente ao serviço de urgência, se possível, e a telefonarem para a linha SNS 24 (808 24 24 24) para obterem aconselhamento.