Siga-nos nas redes

País

Portugueses reciclaram mais de 476 toneladas de lixo em 2024

Publicado

em

Os portugueses encaminharam para reciclagem um total de 476.605 toneladas de embalagens em 2024, um aumento de 4% face ao período homólogo, mas a Sociedade Ponto Verde alerta que o país ainda está longe da nova meta definida.

No ano passado, a reciclagem de papel/cartão aumentou 6%, com um total de 158.146 toneladas encaminhadas para reciclagem, enquanto a de plástico cresceu 5%, com 85.548 toneladas. Estes materiais lideram a lista da reciclagem.

Os dados são do SIGRE – Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens, englobando assim todas as entidades gestoras.

“Embora estes dados sejam positivos, Portugal mantém-se longe da nova meta definida para este fluxo de resíduos urbanos e que é necessário atingir em 2025”, afirma a Sociedade Ponto Verde em comunicado, explicando que este ano o pais terá de garantir a recolha seletiva de 65% de todas as embalagens colocadas no mercado, um valor que em 2024 se ficou pelos 57,8%.

“Significa que temos de tornar o sistema mais eficiente para atingir as novas metas”, acrescenta.

Em 2025, o sistema contará com mais 113 milhões de euros (ME) que resultam da decisão do Governo de aumentar os valores das contrapartidas para financiar o SIGRE, num total estimado de 235 ME (122 ME em 2024) só para a gestão dos resíduos de embalagens.

Este montante é pago pelas entidades gestoras de resíduos de embalagens aos Sistemas Municipais, Intermunicipais e concessões, para procederem à recolha seletiva de resíduos urbanos de embalagens, que asseguram a triagem e pré-preparação para reciclagem destes resíduos nos seus diferentes materiais (como vidro, plástico ou papel/cartão), explica a organização.

Na nota, a Sociedade Ponto Verde considera que esta é uma “oportunidade única” para aumentar a performance de todo o sistema e colocar Portugal na rota do cumprimento das metas da reciclagem de embalagens.

“A injeção de mais 113 milhões tem de traduzir-se na melhoria significativa do nível de serviço que é prestado aos cidadãos por parte dos sistemas municipais e multimunicipais na recolha”, diz a organização, considerando que a operação deve ser “cada vez mais orientadapara a conveniência” e assegurar a recolha de mais embalagens e o encaminhamento para reciclagem.

Lembra igualmente que complementar o modelo de recolha por ecopontos com sistemas de incentivo – porta-a-porta ou ‘pay as you throw’ (payt), que permite ter noção do valor pago em função do consumo – são as soluções já identificadas para permitirem uma melhor capacidade de resposta, com a entrada de mais embalagens no sistema de reciclagem.

A Sociedade Ponto Verde diz que a reciclagem de vidro “continua a merecer particular preocupação”, já que o ritmo de crescimento está “aquém da meta”, pois aumentou apenas 1% (213.870 toneladas depositadas no vidrão).

A organização considera ainda que, para aumentar a reciclagem deste material, é fundamental encontrar soluções específicas, com a adaptação de ecopontos, às necessidades de alguns estabelecimentos, como o “baldeamento assistido”, que facilita a deposição e o envio para reciclagem.

Na nota hoje divulgada, a presidente executiva da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais, considera que o ano de 2025 “tem de ser de viragem na recolha seletiva das embalagens”, acrescentando: “Com mais fundos à disposição do sistema esperamos mais recolha e reciclagem destes resíduos, assim como uma atenção permanente das autoridades à forma como evolui a performance de toda a operação”.

Ponto verde é uma das entidade gestoras do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 33 minutos

Formações jovens do FC Famalicão disputam dois jogos neste fim de semana

As formações jovens do FC Famalicão preparam-se para disputar mais dois jogos, neste sábado e domingo, com uma receção e...

Paíshá 53 minutos

Condutores apanhados em excesso de velocidade duplicaram em relação ao último ano

Os condutores apanhados em excesso de velocidade pela PSP em março mais do que duplicaram em relação ao mesmo mês...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Escola Secundária Padre Benjamim Salgado no topo do ‘ranking’ do concelho

Conhecido o ‘ranking’ das escolas nacionais, divulgado pelo Ministério da Educação, a Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, localizada na vila...

Desportohá 4 horas

FC Famalicão: Zabiri faz a antevisão da deslocação a Arouca

Com a aproximação do jogo referente à 28.ª jornada da I Liga, que irá levar a equipa do FC Famalicão...

Paíshá 4 horas

ASAE fiscalizou nas estradas e apreendeu 5 toneladas de alimentos no valor de 50 mil euros

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) levou a cabo, esta quarta e quinta-feira, uma ação de fiscalização das...

Regiãohá 4 horas

Vila do Conde: Colisão entre 3 veículos na A28 fez dois feridos

Duas pessoas ficaram feridas, na noite desta quinta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre pelo menos três viaturas, no...

Paíshá 5 horas

Alunos do Norte tiram mais notas “20”, sobretudo as raparigas

Em todas as escolas públicas houve, pelo menos, um aluno a receber a nota máxima em alguma disciplina, mas é...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Veículo despista-se e acaba em cima de rotunda em Gavião

Um veículo ligeiro despistou-se, na manhã desta sexta-feira, e acabou imobilizado em cima da rotunda junto ao restaurante Moutados, em...

Economiahá 6 horas

Combustíveis: Preço da gasolina vai voltar a subir enquanto que o gasóleo fica mais barato

Com a chegada de mais uma semana, surgem também novas informações quanto às alterações no preço dos combustíveis, a confirmar...

Paíshá 18 horas

Força Aérea passa a dispor de 4 novos helicópteros para combate a incêndios

A Força Aérea Portuguesa recebeu hoje o quarto dos nove helicópteros destinado ao combate aéreo de incêndios rurais e à...

Arquivo

Mais Vistos