Siga-nos nas redes

País

Portugueses reciclaram mais de 476 toneladas de lixo em 2024

Publicado

em

Os portugueses encaminharam para reciclagem um total de 476.605 toneladas de embalagens em 2024, um aumento de 4% face ao período homólogo, mas a Sociedade Ponto Verde alerta que o país ainda está longe da nova meta definida.

No ano passado, a reciclagem de papel/cartão aumentou 6%, com um total de 158.146 toneladas encaminhadas para reciclagem, enquanto a de plástico cresceu 5%, com 85.548 toneladas. Estes materiais lideram a lista da reciclagem.

Os dados são do SIGRE – Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens, englobando assim todas as entidades gestoras.

“Embora estes dados sejam positivos, Portugal mantém-se longe da nova meta definida para este fluxo de resíduos urbanos e que é necessário atingir em 2025”, afirma a Sociedade Ponto Verde em comunicado, explicando que este ano o pais terá de garantir a recolha seletiva de 65% de todas as embalagens colocadas no mercado, um valor que em 2024 se ficou pelos 57,8%.

“Significa que temos de tornar o sistema mais eficiente para atingir as novas metas”, acrescenta.

Em 2025, o sistema contará com mais 113 milhões de euros (ME) que resultam da decisão do Governo de aumentar os valores das contrapartidas para financiar o SIGRE, num total estimado de 235 ME (122 ME em 2024) só para a gestão dos resíduos de embalagens.

Este montante é pago pelas entidades gestoras de resíduos de embalagens aos Sistemas Municipais, Intermunicipais e concessões, para procederem à recolha seletiva de resíduos urbanos de embalagens, que asseguram a triagem e pré-preparação para reciclagem destes resíduos nos seus diferentes materiais (como vidro, plástico ou papel/cartão), explica a organização.

Na nota, a Sociedade Ponto Verde considera que esta é uma “oportunidade única” para aumentar a performance de todo o sistema e colocar Portugal na rota do cumprimento das metas da reciclagem de embalagens.

“A injeção de mais 113 milhões tem de traduzir-se na melhoria significativa do nível de serviço que é prestado aos cidadãos por parte dos sistemas municipais e multimunicipais na recolha”, diz a organização, considerando que a operação deve ser “cada vez mais orientadapara a conveniência” e assegurar a recolha de mais embalagens e o encaminhamento para reciclagem.

Lembra igualmente que complementar o modelo de recolha por ecopontos com sistemas de incentivo – porta-a-porta ou ‘pay as you throw’ (payt), que permite ter noção do valor pago em função do consumo – são as soluções já identificadas para permitirem uma melhor capacidade de resposta, com a entrada de mais embalagens no sistema de reciclagem.

A Sociedade Ponto Verde diz que a reciclagem de vidro “continua a merecer particular preocupação”, já que o ritmo de crescimento está “aquém da meta”, pois aumentou apenas 1% (213.870 toneladas depositadas no vidrão).

A organização considera ainda que, para aumentar a reciclagem deste material, é fundamental encontrar soluções específicas, com a adaptação de ecopontos, às necessidades de alguns estabelecimentos, como o “baldeamento assistido”, que facilita a deposição e o envio para reciclagem.

Na nota hoje divulgada, a presidente executiva da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais, considera que o ano de 2025 “tem de ser de viragem na recolha seletiva das embalagens”, acrescentando: “Com mais fundos à disposição do sistema esperamos mais recolha e reciclagem destes resíduos, assim como uma atenção permanente das autoridades à forma como evolui a performance de toda a operação”.

Ponto verde é uma das entidade gestoras do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Póvoa de Varzimhá 12 horas

Peregrinação Jubilar em honra da “Santinha de Balasar” realiza-se entre 21 e 25 de abril

Os dias entre 21 e 25 de abril assinalam a Peregrinação Jubilar em honra da “Santinha de Balasar”, uma celebração...

Economiahá 14 horas

Consumo de eletricidade em Portugal atingiu o nível mais alto de sempre neste início de 2025

 O consumo de eletricidade nos primeiros três meses de 2025 foi o mais elevado de sempre, tendo totalizado 14,1 terawatts-hora...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Chuvas fortes chegam acompanhadas por trovoadas esta quarta-feira

A chuva regressa, esta quarta-feira, ao concelho de Famalicão, depois de uma série de dias de sol e céus limpos,...

Paíshá 15 horas

Roubo de viaturas aumentou 106,3% em 2024. Valor apenas superado pelo roubo de bancos

A criminalidade violenta e grave aumentou 2,6% no ano passado em relação a 2023, com 14.385 crimes registados, enquanto a...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: INAC teme pelo seu futuro após venda “iminente” das suas instalações

O Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC), cujas instalações se localizam na área comercial Central Park, na vila de...

Paíshá 17 horas

Violência nas Escolas: Diretores pedem “reforço” ao Governo para poder lidar com a atual situação

Os diretores escolares apelam ao Governo para que reforce as equipas de psicologia nas escolas onde há mais casos de...

Bragahá 17 horas

Braga: Assaltantes levaram todo o ouro e relógios de uma ourivesaria no centro da cidade

Uma ourivesaria, localizada no centro da cidade de Braga, foi alvo de um meticuloso assalto, levado a cabo na madrugada...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Funeral de Joaquim Moniz Ferreira realiza-se esta quarta-feira

Realiza-se, esta quarta-feira, o funeral de Joaquim Moniz Ferreira, figura emblemática do concelho, que esteve ligado à Assembleia da União...

Desportohá 19 horas

Sub-23 do FC Famalicão vencem Gil Vicente com dois golos de Zabiri

A formação sub-23 do FC Famalicão disputou, esta terça-feira, a jornada 10 da Fase de Apuramento de Campeão da Liga...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: “Fado no Café da Casa” regressa a 10 de abril com Lurdes Silva e Mariana Correia

A Associação Cultural & Artística Famalicão Fado – ACAFADO, convida para mais uma noite de música ao vivo, com a...

Arquivo

Mais Vistos