Siga-nos nas redes

País

Estado de emergência vai vigorar até à eleição do novo Presidente da República

Publicado

em

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje que o estado de emergência vai estender-se até ao fim deste seu mandato presidencial, que termina em 09 de março, com três renovações.

“A próxima renovação do estado de emergência será, em princípio, no dia 29 deste mês, e depois haverá várias renovações mesmo até ao fim do atual mandato presidencial, haverá três”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

O estado de emergência está novamente em vigor em Portugal desde 06 de novembro e na quarta-feira passada foi prolongado pelo Presidente da República até 30 de janeiro.

Se for prorrogado por mais quinze dias, o período máximo por que este quadro legal pode ser decretado, sem prejuízo de eventuais renovações, o próximo diploma do estado de emergência abrangerá o período entre 31 de janeiro e 14 de fevereiro, e os seguintes irão vigorar de 15 de fevereiro até 01 de março, e de 02 a 16 de março.

As renovações são decretadas pelo Presidente da República com alguns dias de antecedência, ouvido o Governo e após autorização do parlamento, como determina a Constituição.

Quando decretou a mais recente renovação do estado de emergência, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que era preciso “criar um travão”, com confinamento, para inverter o crescimento acelerado da covid-19 em Portugal antes de haver vacinação generalizada.

O decreto em vigor abrange o período oficial de campanha para as eleições presidenciais do próximo domingo, nas quais o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, se recandidata ao cargo, tendo como adversários Ana Gomes, Marisa Matias, João Ferreira, André Ventura, Tiago Mayan Gonçalves e Vitorino Silva.

Hoje, após uma reunião com a administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte, Marcelo Rebelo de Sousa alertou que a situação das estruturas de saúde “é muito crítica” e apelou uma vez mais aos portugueses para que levem a sério o confinamento que está em vigor desde sexta-feira, ao abrigo do estado de emergência.

O chefe de Estado admitiu que “pode ser necessário ir mais longe no fechamento de atividades que ainda ficaram abertas, como sinal à sociedade”, adiantando que, “se for preciso reponderar medidas, o Governo naturalmente terá o apoio do Presidente da República”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 20 minutos

FC Famalicão está com força para “lutar pela vitória” na receção ao Braga

O treinador do Famalicão anteviu hoje um “grande jogo de futebol” frente ao Sporting de Braga, na 31.ª jornada da...

Barceloshá 49 minutos

Barcelos: PJ detém suspeito de roubar estudante com arma de fogo

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 45 anos suspeito de roubar um jovem estudante, em Barcelos, com recurso...

Paíshá 1 hora

Comboios: “Fortes perturbações” na circulação esperadas para esta segunda-feira

A CP — Comboios de Portugal alertou para a possibilidade de “fortes perturbações na circulação” devido a uma greve do...

Guimarãeshá 2 horas

Ave: Homem ferido após despiste seguido de capotamento em Vizela

Um homem com 53 anos ficou ferido, na manhã desta quinta-feira, na sequência do despiste de um veículo ligeiro, seguido...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Pousada de Saramagos celebra festas em honra de Santa Apolónia este fim de semana

A freguesia de Pousada de Saramagos, em Famalicão, celebra este fim de semana as festas em honra de Santa Apolónia....

Barceloshá 4 horas

Barcelos: Homem de 85 anos gravemente ferido após atropelamento

Um homem de 85 anos sofreu ferimentos graves, na sequência de um atropelamento, na manhã desta quinta-feira, em Barcelinhos. Tudo...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Igrejas vão tocar os sinos em homenagem ao Papa este sábado

As paróquias da Arquidiocese de Braga foram convidadas a tocar os sinos das sua igrejas, este sábado a partir das...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Colisão rodoviária faz um ferido em Riba de Ave

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta quinta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre duas viaturas ligeiras, nas imediações...

Paíshá 5 horas

Norte: Grupo de 9 detido por tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto procedeu à detenção de nove suspeitos, cinco destes...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Seide convida para a sua Mostra Comunitária este fim de semana

Seide convida para a sua Mostra Comunitária, que irá reunir a população e associações locais, em ambiente festivo, este sábado...

Arquivo

Mais Vistos