Siga-nos nas redes

Economia

Carros com mais de 15 anos podem ser proibidos em breve. União Europeia quer limitar reparações no veículos menos amigos do ambiente

Publicado

em

Forma divulgadas recentemente informações sobre um plano da União Europeia em restringir as reparações de veículos mais antigos.

A proposta, originada na Comissão Europeia e ainda por aprovar, visa eliminar gradualmente os veículos mais antigos e mais poluentes, em prol de opções mais “amigas” do meio ambiente.

Esta regulamentação aguarda a aprovação do Parlamento Europeu e do Conselho.

Carros que apresentem falhas em componentes essenciais como motores, caixa de velocidades, travões ou direção, e que sejam considerados mais antigos (a partir dos15 anos), estarão incluídos nesta categoria.

A partir do momento em que lhes for aplicada tal classificação, ficariam proibidos de consertos significativos e serão dirigidos para a sucata, assim indica a proposta.

Denominado ‘Fit for 55’, este programa da UE visa eliminar as emissões diretas dos transportes até 2050, com metas intermediárias, incluindo uma redução de 55% até 2030 em relação aos níveis de 1990.

Um passo importante nesta jornada é a proibição em 2035, de novos carros com motor de combustão, excluindo veículos que operam com potenciais combustíveis sintéticos totalmente “amigos do ambiente”.

No entanto, a realidade é diferente, pois a compra de veículos com baixas ou zero emissões na UE fica aquém das expectativas, variando significativamente entre os Estados membros.

Sobre isto, o gabinete da Comissão Europeia espanhol esclareceu que a proposta não pretende impedir reparações ou substituições de motores.

A regulamentação especifica as condições sob as quais um veículo é considerado tecnicamente irreparável ou poluente: Esta inclui danos como como cortes, soldagens, queimaduras, submersões ou defeitos técnicos irreversíveis.

De acordo com o mesmo documento, um veículo que necessite de substituições de peças principais ou cujos custos de reparo ultrapassem seu valor de mercado também pode integrar a mesma classificação.

Isto suscita preocupações sobre o impacto potencial no setor das reparações automóveis e afins e na preservação dos carros clássicos.

A proposta, embora não obrigue os proprietários a abrir mão dos seus veículos, lança dúvidas sobre o futuro do setor e vendas deste tipo de veículos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Caminhada entre Famalicão e Santuário Alexandrina de Balasar realiza-se este domingo

Realiza-se este domingo, a partir das 08:30, a 3.ª Caminhada da Família, que irá percorrer a ciclovia entre Famalicão e...

Paíshá 10 horas

País: Doente de Alzheimer foge ao volante de ambulância e é intercetado pela GNR

Um utente da Unidade de Alzheimer da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, no Algarve, fugiu na segunda-feira à...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Casa das Artes recebe noite de fado esta quinta-feira

O Café-Concerto da Casa das Artes de Famalicão recebe, esta quinta-feira, a partir das 21:30, mais uma noite de fado...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Colisão entre três veículos faz um ferido na rua do Talvai

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta terça-feira, na sequência de uma colisão entre três carros, na rua do Talvai,...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão sem chuva esta quarta-feira. “Mínimas” descem três graus

Famalicão espera, esta quarta-feira, um dia sem previsão de chuva, embora com céus nublados, de acordo com as previsões do...

Paíshá 13 horas

Candidaturas ao ensino superior abrem a 21 de julho

As candidaturas ao ensino superior público para o ano letivo de 2025-2026 vão começar em 21 de julho e as...

Desportohá 14 horas

FC Famalicão: De Haas foi o 2.º melhor defesa da Primeira Liga em abril

Justin de Haas, o defesa neerlandês do FC Famalicão foi distinguido pelos treinadores da Primeira Liga portuguesa, como o segundo...

Paíshá 14 horas

Porto: Irmãos traficantes de droga ganhavam 50 mil euros por dia. Foram detidos pela PSP

A PSP desmantelou uma rede de tráfico de droga encabeçada por dois irmãos que operava desde janeiro de 2024 no...

Desportohá 15 horas

FC Famalicão classificado como entidade formadora de 5 estrelas pela Federação Portuguesa de Futebol

A Federação Portuguesa de Futebol voltou a classificar o FC Famalicão como uma entidade formadora de cinco estrelas, a nota...

Regiãohá 16 horas

Vila do Conde: Mulher de 33 anos detida com artigos de bijuteria contrafeitos

Elementos do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do Porto, através do Posto Territorial de Vila do Conde, procederam à...

Arquivo

Mais Vistos