Site icon Fama Rádio e Televisão

Legislativas: voto antecipado em mobilidade pode ser pedido a partir deste domingo

Começa este domingo e termina na próxima quinta-feira o prazo para os eleitores que no próximo dia 30 não possam ir às urnas pedirem o voto antecipado em mobilidade nas legislativas.

Quem assim o fizer irá votar uma semana antes, dia 23, sendo que, para pedir o voto antecipado, os eleitores devem manifestar a intenção de votar antecipadamente através da plataforma ou pedir por via postal, enviada à Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 Lisboa.

O eleitor deve mencionar o nome completo, data de nascimento, número de identificação civil, morada, município onde pretende exercer o direito de voto, endereço de correio eletrónico e/ou contacto telefónico, havendo uma minuta na página da Internet do Ministério da Administração Interna – a que pode aceder aqui.

Os eleitores que se inscreverem para votar antecipadamente em mobilidade e não o conseguirem fazer, podem votar no dia das eleições, 30 de janeiro, na assembleia ou secção de voto onde se encontra recenseado.

Nas últimas eleições legislativas, realizadas em 2019, votaram antecipadamente mais de 50 mil eleitores e nas presidenciais de 2021, durante a pandemia de covid-19, 197.903 portugueses exerceram o seu direito uma semana antes da data do ato eleitoral.

O Governo já anunciou que o voto antecipado em mobilidade está preparado para um milhão e 200 mil eleitores, através de 2.600 secções, que poderão ainda ser aumentadas e apela à inscrição nesta modalidade de votação para prevenir situações de isolamento devido à covid-19 na data das eleições.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version