Siga-nos nas redes

País

Região Norte: “Tem havido uma certa estabilização, mas não é de todo uma situação confortável”

Publicado

em

 A aparente “estabilização” da região Norte em cerca de 3.000 casos diários do novo coronavírus na última semana “não diminui o risco”, afirmou hoje um especialista da Universidade do Porto, alertando que vários fatores podem alterar a tendência.

“Nesta última semana, tem havido uma certa estabilização, mas não é de todo uma situação confortável porque, além de estarmos num patamar de incidência elevada, existem regiões cujo crescimento tem sido elevado”, afirmou Óscar Felgueiras, matemático especialista em epidemiologia da Universidade do Porto.

emissão em direto da famatv

Em declarações à agência Lusa, o especialista afirmou que a região Norte, cuja taxa de incidência ascende aos 1.019 novos casos por 100 mil habitantes, parece, na última semana, ter “estacionado no patamar dos 3.000 novos casos diários” de infeção pelo SARS-CoV-2.

“É um patamar um pouco abaixo do registado em novembro”, disse, alertando que, apesar de o Norte registar “menos internados e menos óbitos” quando comparado a outras regiões do país, a positividade têm aumentado.

Óscar Felgueiras salientou ser “grande a incerteza” associada à evolução da pandemia da covid-19, não só na região Norte, onde “não é claro o que vai acontecer daqui em diante”, mas também no resto do país.

“Estamos numa situação particularmente complicada a todos os níveis”, salientou o especialista, enumerando alguns fatores que podem, nas próximas semanas, contribuir para o aumento da incerteza.

“Temos uma incidência muito elevada e com provável subnotificação (os casos reais serão mais do que os detetados), temos também a questão do rastreio que perante um aumento tão rápido do número de novos casos torna-se difícil, ficando inquéritos por fazer”, referiu.

A par disso, o surgimento de novas variantes do SARS-CoV-2 e o frio “associado a uma “maior mortalidade são também “fatores de risco”.

“À partida, tudo indica, que vai haver uma descida, mas pode ser a um ritmo mais lento, sendo que existem, de facto, alguns fatores de incerteza que até agora não existiam”, afirmou.

Entre esses fatores pode incluir-se até “um certo desgaste da população” em cumprir as medidas decretadas.

Quanto às iniciativas do Governo para travar o aumento do número de casos, Óscar Felgueiras considerou que “qualquer medida de confinamento ajuda a travar” o crescimento e controlar o índice de transmissibilidade, designado de Rt.

Para o especialista, se “houvessem mais medidas, nomeadamente, o encerramento das escolas, o efeito seria maior e mais rápido”.

“O sucesso das medidas dependem, acima de tudo, do comportamento da população, sendo que a regra geral devia, efetivamente, ser ficar em casa. Face à incidência existente, neste momento, não há grandes dúvidas”, acrescentou.

As novas medidas tomadas pelo Conselho de Ministros para controlar a pandemia de covid-19, entre as quais o dever de recolhimento domiciliário, entraram em vigor às 00:00 de sexta-feira, tendo como grande exceção ao primeiro confinamento o facto de as escolas permanecerem abertas em todos os graus de ensino.

Em Portugal, morreram 8.543 pessoas dos 528.469 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 1 minuto

IIV Feira das sopas em Ribeirão

O Agrupamento de escuteiros 1374 realiza, este sábado a VII Feira das Sopas. A iniciativa tem início marcado a partir...

Desportohá 12 horas

Veja os golos! FC Famalicão 1-2 Casa Pia AC

Veja aqui em baixo os golos da partida entre o FC Famalicão e o Casa Pia AC a contar para...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Colheita de sangue em Joane a 26 de maio

A Escola Benjamim Salgado, na vila de Joane, recebe no dia 26 de maio mais uma colheita de sangue realizada...

Desportohá 15 horas

RELATO | FC Famalicão x Casa Pia AC

Acompanhe em direto todas as emoções da partida entre o FC Famalicão e o Casa Pia AC a contar para...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Chuva vai manter-se este sábado com “máximas” de 18.º graus

Famalicão espera, este sábado mais um dia com previsão de chuva, que se deve manter durante a quase totalidade do...

Desportohá 16 horas

Sub-23 do FC Famalicão perdem por 1-0 frente ao Braga

A equipa sub-23 do FC Famalicão disputou, na tarde desta sexta-feira, a 1.ª Mão das Meias Finais Taça Revelação, partida...

Desportohá 16 horas

Famalicão: Atleta do Liberdade FC convocada para representar Associação de Atletismo de Braga

A atleta Maria Rodrigues do Liberdade FC, que integra atualmente o escalão juvenil, recebeu uma convocatória para representar a Associação...

Paíshá 17 horas

Agressor esfaqueia dois homens na Rua da Galeria de Paris no Porto

Dois homens, de 28 e 42 anos, foram agredidos com uma navalha durante a madrugada de hoje na Rua da...

Famalicãohá 18 horas

ATUALIZAÇÃO: Um ferido grave após colisão envolvendo camião na A3

Duas pessoas ficaram encarceradas, na sequência de uma colisão rodoviária no segmento da A3 que atravessa a freguesia de Cruz,...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Duas pessoas encarceradas após colisão na A3 em Cruz

Duas pessoas ficaram encarceradas, na sequência de uma colisão rodoviária no segmento da A3 que atravessa a freguesia de Cruz,...

Arquivo

Mais Vistos