Siga-nos nas redes

País

Santuário de Fátima mantém quase todos os eventos programados para 2021

Publicado

em

O Santuário de Fátima vai manter o programa oficial, com exceção de duas celebrações, assim como a transmissão diária ‘online’ de uma missa e da recitação do terço, no novo período de confinamento devido à pandemia de covid-19.

Segundo informação disponibilizada hoje no seu ‘site’, na sequência do recolhimento domiciliário anunciado pelo Governo, em vigor a partir das 00:00 de sexta-feira, o santuário anuncia que “manterá o seu programa oficial, suprimindo, de segunda a domingo, a missa das 16:30, na Basílica da Santíssima Trindade, e, ao domingo, a oração comunitária de Vésperas, às 17:30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



A bênção dos veículos, ao domingo à tarde, também não se realiza.

A mesma informação adianta que “as lojas físicas e livraria do Santuário de Fátima estarão encerradas, mantendo-se o atendimento através da loja ‘online’, em www.store.fatima.pt”.

“Durante o período de confinamento, os postos de informação, os espaços museológicos e o atendimento da reitoria estarão também encerrados, mantendo-se o atendimento telefónico”, adianta o santuário, esclarecendo que, “com os mesmos horários, mantêm-se as capelas do Santíssimo Sacramento e a da Reconciliação”.

O santuário, no concelho de Ourém, refere ainda que, neste período, no qual a mobilidade será reduzida ao essencial, o templo mariano “estará próximo dos peregrinos através da transmissão em direto da missa das 11:00 e da recitação do Rosário, às 18:30, na Capelinha das Aparições”.

“Ambas as celebrações podem ser seguidas em www.fatima.pt/pt/pages/transmissoes-online e nas redes sociais, canais que o Santuário de Fátima irá privilegiar durante o confinamento”, acrescenta.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou na quarta-feira que Portugal vai “regressar ao dever de recolhimento domiciliário”, tal como em março e em abril de 2020.

Entre as medidas para o novo período de confinamento foi anunciado que os funerais vão estar condicionados em número de pessoas e sem aglomerações, e que são permitidas outras cerimónias religiosas.

Já hoje, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) decidiu que ficam suspensas ou adiadas as celebrações de batismos, crismas e casamentos, face ao que classifica como “gravíssima situação de pandemia” que Portugal vive.

Tendo em conta as orientações governamentais, a CEP salienta que são mantidas as celebrações litúrgicas, nomeadamente a eucaristia e as exéquias (cerimónias fúnebres e funerais), segundo as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa de 08 de maio de 2020, emanadas em coordenação com a Direção-Geral da Saúde. Todas as restantes celebrações devem ser suspensas ou adiadas.

A Conferência Episcopal Portuguesa recomenda ainda que outras atividades pastorais se realizem de modo digital ou sejam adiadas.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.979.596 mortos resultantes de mais de 92,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.384 pessoas dos 517.806 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O concelho de Ourém registava, em 08 de janeiro, 1.575 casos do novo coronavírus desde o início da pandemia, em março do ano passado, mantendo-se 581 ativos, de acordo com informação no ‘site’ do Município de Ourém, no distrito de Santarém.

No mesmo período, recuperaram da doença 975 pessoas, registando-se ainda 19 óbitos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 horas

10ª Edição do Ymotion é apresentada hoje

Hoje, às 16:30, na Casa da Juventude, é apresentada a 10ª edição do Ymotion. Os presentes, para além de ficarem...

Famalicãohá 9 horas

𝗩𝗮𝗶 à 𝗩𝗶𝗹𝗮: 𝗠𝗲𝗿𝗰𝗮𝗱𝗼 “𝗟𝗶𝗻𝗵𝗮𝘀 𝗲 𝗧𝗿𝗮𝗽𝗼𝘀”

Este fim de semana pode visitar o “Vai à Vila” Mercado de “Linhas e Trapos” Aproveite e aprecie verdadeiras obras...

Famalicãohá 10 horas

PSP faz 497 detenções em apenas uma semana. Foram apreendidas 71 armas

Polícia de Segurança Pública (PSP) efetuou 467 detenções, no período compreendido entre os dias 20 e 26 de abril, em...

Famalicãohá 12 horas

Cineclube de Joane apresenta a sua programação para maio

O cineclube de Joane apresenta a sua programação para o mês de maio na casa das artes de Famalicão. Assim...

Famalicãohá 13 horas

Bombeiros Voluntários de Riba de Ave de Luto

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave, viu partir mais um colega. Foi com o mais profundo...

Famalicãohá 13 horas

Mensagens fraudulentas com propostas de trabalho preocupam operadoras

O envio de mensagens fraudulentas com propostas de trabalho, alegadamente associadas a empresas como a Meta ou TikTok, tem vindo...

Famalicãohá 14 horas

Limpeza das matas e terrenos deve ser feita até 30 de abril

Os proprietários têm de limpar terrenos agrícolas e florestais até 30 de abril, para prevenir fogos rurais, mas meteorologia adversa...

Desportohá 14 horas

Foi apresentado esta sexta-feira o Rally de Famalicão 2024

A casa do território encheu para conhecer as novidades deste ano de uma prova que pretende ser uma referência a...

Famalicãohá 14 horas

João Nascimento é o novo Presidente da Assembleia Municipal

João Nascimento, do CDS/PP, foi eleito presidente da Assembleia Municipal. A eleição decorreu na noite desta sexta-feira, no decurso dos...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Roteiro da Liberdade em Riba de Ave adiado. Espera-se nova data

O Município de Famalicão anunciou, esta sexta-feira, o adiamento do evento Roteiro da Liberdade, agendado para este sábado, na vila...

Arquivo

Mais Vistos