Siga-nos nas redes

País

Confinamento geral entra em vigor daqui a duas horas (00:00)

Publicado

em

Com os portugueses sujeitos ao dever de recolhimento domiciliário, mas mantendo as escolas com o ensino presencial, Portugal continental entra às 00:00 de sexta-feira num novo confinamento geral, devido ao agravamento da pandemia de covid-19.

No âmbito da modificação do estado de emergência no país, o Governo determinou na quarta-feira um conjunto de medidas extraordinárias que vão vigorar até às 23:59 de 30 de janeiro para “limitar a propagação da pandemia e proteger a saúde pública” e que estão previstas no decreto que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou hoje.

O dever geral de recolhimento domiciliário, em que “a regra é ficar em casa”, prevê deslocações autorizadas para comprar bens e serviços essenciais, desempenho de atividades profissionais, frequência de estabelecimentos escolares, prática de atividade física e desportiva ao ar livre ou participação no âmbito da campanha eleitoral ou da eleição do Presidente da República.

O confinamento obrigatório abrange por sua vez pessoas infetadas com o novo coronavírus ou em vigilância ativa por decisão das autoridades de saúde.

Na área da Educação, ficam abertos todos os estabelecimentos de ensino – creches, escolas e universidades – com aulas em regime presencial, e vai ser desenvolvida uma “campanha permanente” de testes antigénio para despistar casos de infeção.

O decreto determina ainda a obrigatoriedade do teletrabalho, sempre que as funções em causa o permitam, sem necessidade de acordo das partes, prevendo que o seu incumprimento seja considerado uma contraordenação muito grave.

Durante este período, os serviços públicos vão prestar atendimento presencial mediante marcação prévia e é reforçada a prestação dos serviços através dos meios digitais e dos centros de contacto.

Na que se refere ao comércio e serviços, podem ficar abertos estabelecimentos como mercearias e supermercados, com lotação limitada a cinco pessoas por 100 metros quadrados, mas sem restrição de horário, sendo também permitida a realização de feiras e mercados, nos casos de venda de produtos alimentares.

Os restaurantes e cafés funcionam exclusivamente para efeitos de atividade de confeção destinada a consumo fora do estabelecimento através de entrega ao domicílio ou ‘take-away’.

Ao contrário do que ocorreu em março e abril de 2020, na primeira vaga da pandemia, desta vez vão manter-se abertos os consultórios médicos e os dentistas, assim como as farmácias, mas terão de encerrar os cabeleireiros e barbearias, equipamentos culturais, ginásios e termas.

Também de forma diferente do que foi determinado na última primavera, são permitidas visitas a utentes de lares, com observância das regras definidas pela Direção-Geral da Saúde, e avaliação da necessidade de suspensão das mesmas por tempo limitado e de acordo com a situação epidemiológica específica, em articulação com a autoridade de saúde local.

O decreto do Governo agrava o regime sancionatório, estabelecendo que as coimas são elevadas para o dobro durante o estado de emergência, por incumprimento das medidas para combater a pandemia.

São permitidos eventos no âmbito da campanha eleitoral e da eleição do Presidente da República e os idosos residentes em lares, apesar de considerados em confinamento obrigatório para o exercício do direito de voto, podem também deslocar-se para votar, mas devem “recorrer, preferencialmente, à modalidade de voto antecipado em mobilidade”,

A Conferência Episcopal Portuguesa decidiu que ficam suspensas ou adiadas as celebrações de batismos, crismas e casamentos, mas serão mantidas as celebrações litúrgicas como a eucaristia e as exéquias (cerimónias fúnebres e funerais).

Em Portugal, morreram 8.384 pessoas dos 517.806 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 1 hora

Marco Santos e Marlene Azevedo sagraram-se vencedores da 16ª edição da Corrida Popular de Gavião.

Inserida nas festas do Dia da Freguesia, com o apoio da Junta e Câmara Municipal, a prova, organizada pelo Grupo...

Paíshá 7 horas

A época balnear na região norte oficialmente aberta

A partir deste sábado, 15 de junho, está oficialmente aberta a época balnear na região norte do país. Este ano,...

Paíshá 9 horas

Português garante segundo prémio do Euromilhões

Um apostador português garantiu o segundo prémio do Euromilhões no sorteio desta sexta-feira, de acordo com informação divulgada pelos Jogos...

Famalicãohá 9 horas

O anfiteatro e os espaços adjacentes do Parque da Devesa são palco de “O Mixing Art III

O evento artístico, cultural e recreativo da escola profissional CIOR integra a prova de aptidão profissional do Curso de Animação...

Paíshá 12 horas

Em 2023 quatro idosos por dia vítimas de crime e violência foram apoiados pela APAV

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) apoiou em 2023 quatro idosos por dia vítimas de crime e violência,...

Entretenimentohá 12 horas

Leva filho ao Euro de Futebol e justifica as faltas às aulas com email enviado para a escola.

Um escocês, decidiu levar o filho consigo ao Euro2024, a criança a tem 12 anos.O pai, Iain Meiklejohn vai fazer...

Paíshá 12 horas

Euromilhões – Veja se tem a chave vencedora

Está sorteada a chave vencedora do Euromilhões desta sexta-feira, dia 14 de junho.A chave é composta pelos números 2, 13,...

Desportohá 1 dia

João Almeida vence etapa da Volta à Suíça

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) venceu esta sexta-feira isolado a sexta etapa da Volta à Suíça, encurtada devido...

Famalicãohá 1 dia

Praça-Mercado de Famalicão transmite jogo inaugural do Euro 2024 esta sexta-feira

A Praça-Mercado de Famalicão inicia, esta sexta-feira, a sua jornada de acompanhamento dos jogos referentes ao Euro 2024, que agora...

Famalicãohá 1 dia

Jardim de Infância de Seide novamente distinguido com o selo “Escola Amiga da Criança”

O Jardim de Infância de Seide, integrado no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, foi distinguido pelo quinto ano consecutivo...

Arquivo

Mais Vistos