Siga-nos nas redes

Economia

Restauração pede funcionamento de ‘drive-thrus’, ‘take-aways’ e entregas durante confinametno

Publicado

em

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) apelou para que o Governo permita o funcionamento do ‘take-away’, entregas e ‘drive-thru’ no novo confinamento, que deverá ser anunciado na quarta-feira.

“A AHRESP apela ao Governo que, face a um novo confinamento e ao encerramento dos estabelecimentos de restauração e similares ao público, seja permitido, tal como tem sido veiculado, o respetivo funcionamento em regime de ‘delivery’ (entregas ao domicílio) e ‘take-away’”, apela a associação.

Relativamente ao ‘take-away’, a AHRESP defende que se inclua “a permissão de funcionamento em regime de ‘drive-thru’, modalidade em que os clientes se mantêm nas suas viaturas, sem possibilidade de ajuntamento e, logo, reduzindo qualquer risco de contágio”.

Vários especialistas, dirigentes políticos e representantes de organizações da sociedade civil estão esta manhã reunidos na sessão de apresentação da situação epidemiológica, que se realiza na sede do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, em Lisboa.

Este encontro antecede a decisão, tida como certa, de colocar o país em novo confinamento geral para suster o avanço da pandemia depois de na última semana terem aumentado significativamente os números de mortos e de novos casos de covid-19.

Assim, a AHRESP defende também a necessidade de um novo quadro de apoio ao setor para um novo confinamento.

“Face a um novo confinamento, é cada vez mais urgente a imediata disponibilização das medidas já anunciadas pelo Governo no passado dia 10 de dezembro, bem como a necessidade de um novo quadro de apoio às empresas e seus trabalhadores”, defendeu.

Atendendo à iminência de um novo confinamento – e partindo do princípio de que as modalidades de ‘take-away’, entregas ao domicílio e ‘drive-thru’ serão permitidas – a AHRESP lembra ainda que a Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou regras específicas para estafetas, que devem ser seguidas e recomendadas a estes profissionais pelos próprios estabelecimentos.

Relativamente a questões laborais, os estabelecimentos que avançarem para aquelas modalidades “poderão determinar aos seus trabalhadores, desde que com o seu consentimento, a participação nas respetivas atividades, ainda que as mesmas não integrem o objeto dos respetivos contratos de trabalho”, apontou, ainda, a AHRESP.

O agravamento da situação epidemiológica em Portugal decorrente da pandemia de covid-19 deve levar a um novo confinamento semelhante ao que aconteceu na primavera, mas as medidas concretas só serão conhecidas na quarta-feira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 5 horas

Fé: Mais de 6 milhões de peregrinos visitaram o Santuário de Fátima em 2024

O Santuário de Fátima recebeu 6,2 milhões de peregrinos no ano passado, menos 600 mil que em 2023, quando se...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão investe 4,6 milhões na construção de dois parques verdes

 A Câmara de Vila Nova de Famalicão vai investir 4,6 milhões de euros na criação de dois parques verdes, com...

Bragahá 6 horas

Criminosos sequestraram casal na própria habitação em Braga para roubar pouco mais de 100 euros e um fio de ouro

Uma mulher de 60 anos ficou ferida, esta terça-feira, na sequência de um assalto, que incluiu o sequestro, durante cerca...

Regiãohá 7 horas

BE de Santo Tirso realiza vigília por um “Hospital 100% Público” na segunda-feira

Perante as notícias da passagem da gestão do Hospital de Santo Tirso para a Misericórdia, que será oficializada no dia...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Despiste de motociclo em Pousada de Saramagos fez um ferido

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta quinta-feira, na sequência do despiste de um veículo de duas rodas, junto a...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão sob “aviso amarelo” esta noite. Chuva forte chega a partir das 00:00

O concelho de Famalicão espera um agravamento das condições meteorológicas para as próximas horas, de acordo com as previsões do...

Paíshá 10 horas

Autoridades capturaram os dois últimos fugitivos da prisão de Vale de Judeus

Os últimos dois dos cinco evadidos da prisão de Vale de Judeus, em 07 de setembro de 2024, foram recapturados...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Homem de 20 anos detido com arma proibida dentro do carro

Um homem de 20 anos foi detido pela Polícia de Segurança Pública, na tarde desta quarta-feira (cerca das 15:05) na...

Famalicãohá 12 horas

Mário Passos visitou projetos em desenvolvimento da UF de Famalicão e Calendário

Esta terça-feira assinalou mais uma jornada da ‘Presidência de Proximidade’ de Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Famalicão, que...

Regiãohá 13 horas

Novas imagens mostram autores do assalto em loja de desporto em Santo Tirso

Novas imagens do sistema de videovigilância, agora divulgadas pela plataforma Santo Tirso Digital, mostram o homem e a mulher que...

Arquivo

Mais Vistos