Siga-nos nas redes

País

Mais de 1.000 enfermeiros desejaram emigrar em ano de pandemia

Publicado

em

Mais de 1.000 enfermeiros pediram a declaração para exercer no estrangeiro em 2020, um ano marcado pela pandemia e pela dificuldade em contratar estes profissionais em Portugal, anunciou hoje a Ordem dos Enfermeiros (OE).

No total, a 31 de dezembro de 2020, 1.230 Enfermeiros tinham pedido a declaração à OE para emigrar, um número que, apesar de ser inferior aos anos anteriores, a Ordem considerou “surpreendente por se tratar de um ano em que não houve desemprego na enfermagem em Portugal”.

No ano passado, licenciaram-se cerca de 2.700 enfermeiros em Portugal, adianta a Ordem dos Enfermeiros em comunicado.

“Estes Enfermeiros juntam-se aos mais de 20 mil que já se encontram no estrangeiro e que, apesar de desejarem regressar ao seu país, não o têm feito devido aos vínculos precários, nomeadamente os contratos de quatro meses que estão a ser oferecidos aos Enfermeiros desde o início da pandemia”, salienta.

Para a OE, “este é mais um sinal de alerta que deve levar o Governo a repensar a forma de contratação de enfermeiros e a encontrar mecanismos” para os fixar em Portugal, “numa altura em que toda a Europa se vê novamente confrontada com uma situação de caos nos serviços de Saúde devido à pandemia”.

A Ordem observa, a este propósito, que um dos principais destinos de enfermeiros portugueses atualmente é a Espanha, país que registou mais de dois milhões de infetados e 50 mil mortos.

Com 148 pedidos de certificados, Espanha ultrapassou o Reino Unido e a Suíça na lista de países que mais recebem enfermeiros portugueses.

“Também se nota um aumento de pedidos de recrutamento por parte de países como a Bélgica e a Alemanha, com propostas cada vez mais frequentes e vantajosas”, salienta.

Para a OE, o número de pedidos para emigrar é “muito preocupante e mostra que alguma coisa tem que mudar rapidamente em Portugal”.

Se isso não acontecer, adverte, corre-se “o risco de, muito em breve, não haver enfermeiros disponíveis” no país.

“Logo em março, a OMS alertou os países para encontrarem mecanismos de fixação de Enfermeiros, Portugal não o fez. Tornámo-nos o país que importa ventiladores e exporta enfermeiros”, alerta a bastonária da OE, Ana Rita Cavaco, citada no comunicado.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.934.693 mortos resultantes de mais de 90,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.925 pessoas dos 489.293 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Saída da Avenida Marechal Humberto Delgado esteve cortada após derrame na via

O derrame de uma substância oleosa levou ao corte do trânsito num segmento da Avenida Marechal Humberto Delgado, que faz...

Desportohá 9 horas

“Não esperávamos chegar tão longe”. Mafalda Mesquita e Tiago Costa nadaram mais rápido e foram campeões na Roménia

Famalicão já nos habituou a resultados desportivos de excelência e uma das modalidades que mais pódios e medalhas traz para...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda lamenta morte do artista plástico Sergio Lima

A Fundação Cupertino de Miranda, de Famalicão, lamentou hoje o falecimento de Sergio Lima, artista brasileiro que está representado na...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Sofia Correia toma  posse como coordenadora das Mulheres Socialistas

Sofia Correia tomou  posse, esta semana,  como coordenadora das Mulheres Socialistas, Igualdades e Direitos de Famalicão, na sequência dos resultados...

Desportohá 11 horas

FC Famalicão apresenta amanhã o plantel e novo equipamento no centro da cidade

Este sábado, o Futebol Clube Famalicão apresenta o plantel 2024/2025. A festa vai acontecer na Praça Cupertino de Miranda, no...

Famalicãohá 13 horas

Dia dos Avós celebrado no Santuário de Nossa Senhora do Carmo

Foram cerca de 300 os séniores que se reuniram nesta Sexta feira, dia em que se comemora o Dia Mundial...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Campo de Jogos da Breia em Vermoim de cara lavada e com novo regulamento

A Junta de Freguesia de Vermoim procedeu à limpeza e manutenção do Campo de Jogos da Breia.”Foram substituídas as balizas...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Programa Casa Feliz ajuda mais 10 famílias a melhorar as suas habitações

O programa municipal “Casa Feliz” vai ajudar mais 10 famílias famalicenses a realizar obras nas suas habitações. Os novos apoios...

Desportohá 16 horas

Diário da Volta a Portugal, dia 3

A Volta a Portugal é na Fama Rádio. Acompanhe aqui o resumo diário do repórter Armando César, referente à última...

Regiãohá 16 horas

Santo Tirso: mulheres que burlavam idosos detidas pela GNR. Duas ficaram em prisão preventiva

A GNR  deteve, no passado dia 23 de julho,  três mulheres, com idades compreendidas entre os 34 e os 58...

Arquivo

Mais Vistos