Siga-nos nas redes

País

“Confinamento com as escolas em regime presencial é suficiente para reduzir o índice de transmissibilidade”

Publicado

em

O investigador Baltazar Nunes, do Instituto Ricardo Jorge (INSA), explicou hoje que a adoção de novo confinamento sem o encerramento das aulas presenciais é suficiente para reduzir o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 em Portugal abaixo de 1.

Numa apresentação, no âmbito da reunião que junta hoje no infarmed políticos e especialistas em saúde pública, sobre a evolução da incidência e da transmissibilidade do vírus no país ao longo das últimas semanas, na qual se verificou um agravamento acentuado da pandemia de covid-19, o epidemiologista avisou para as consequências de não se tomarem de imediato medidas para travar o ritmo de transmissão, cujo Rt nacional está atualmente em 1,22.

“Se não fizermos nada, mantendo-se o Rt atual, o número de casos e hospitalizações vai continuar a aumentar de forma exponencial. Se implementarmos essas medidas por duas semanas, o Rt volta a aproximar-se de 1. Se for por um mês, já se começa a ver uma redução em todos os cenários. Quanto maior for o confinamento, maior será a redução da transmissão”, sublinhou.

Depois de revelar que o Rt passou de 0,98 no dia 25 de dezembro para 1,2 no dia 30, Baltazar Nunes traçou então diferentes cenários de confinamento para janeiro e fevereiro, que previam a continuidade das aulas presenciais para todos os ciclos, a suspensão de atividade letiva presencial acima dos 15 anos e o encerramento total das aulas presenciais, como ocorreu em março e abril de 2020.

Segundo as estimativas da equipa coordenada pelo investigador do INSA, um confinamento com “as escolas em regime presencial é suficiente para trazer o Rt para baixo de 1”, mas a descida será superior se houver suspensão das aulas para os alunos com mais de 15 anos e ainda mais acentuada numa eventual suspensão total da atividade letiva.

Atualmente, o Rt nacional é de 1,22. A nível de distribuição geográfica, verifica-se que a região Norte tem o índice de transmissibilidade mais baixo, com 1,18, seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (1,23), Madeira (1,24), Centro (1,25), Alentejo e Açores (1,27) e Algarve (1,29).

Paralelamente, Baltazar Nunes analisou os efeitos das medidas de restrição aplicadas pelo Governo ao fim de semana nos últimos meses, considerando que “a incidência estava a crescer a 3% no período anterior ao confinamento ao fim de semana” e depois passou a registar-se “uma tendência de redução de 1,4% a 1,9%”, sendo essa diminuição também visível no impacto em hospitalizações.

Em Portugal, morreram 7.925 pessoas dos 489.293 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos desde as 00:00 de 08 de janeiro, até dia 15.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Economiahá 10 horas

Governo português alerta para possível invasão comercial da China

 O ministro da Coesão Territorial afirmou hoje que, independentemente do futuro da guerra comercial, nada ficará igual e alertou para...

Bragahá 11 horas

Braga: Suspeito de agressão física e psicológica sobre a companheira detido pela GNR

A GNR deteve um homem de 58 anos suspeito de agredir física e psicologicamente a companheira, de 44 anos, em...

Paíshá 12 horas

Proprietários pedem extensão do prazo para a limpeza de terrenos

A gestão de faixas de combustível em terrenos florestais visa prevenir fogos rurais, mas a Federação Nacional de Associações de...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: “Aviso amarelo” para chuva, granizo e trovoadas mantém-se este sábado

Mantém-se este sábado o “aviso amarelo”, em vigor desde esta sexta-feira, depois de uma série de dias de sol e...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Criança de 2 anos ferida após acidente rodoviário em Vermoim

Uma criança de dois anos ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequencia de uma colisão rodoviária entre dois veículos...

Famalicãohá 14 horas

Lions Club de Famalicão satisfaz necessidades de utentes sinalizados em Bairro e pela associação Cuidar Maior

O Lions Club de Famalicão procedeu à entrega de uma série de material, destinado a utentes da área da Saúde...

Bragahá 15 horas

Braga: Motorista de TVDE acusado de agredir dois clientes

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um motorista TVDE por ter alegadamente agredido dois clientes que transportava na madrugada de dia...

Desportohá 15 horas

FC Famalicão X Estoril: Hugo Oliveira desvaloriza ausência do banco, “o jogo é dos jogadores” diz

O treinador do Famalicão, Hugo Oliveira, perspetivou hoje “um bom espetáculo” entre a formação minhota e o Estoril Praia, conjunto...

Desportohá 16 horas

Formações jovens do FC Famalicão disputam três desafios este sábado e domingo

Com a chegada de mais um fim de semana, as formações jovens do Famalicão contabilizam três desafios para este sábado...

Barceloshá 17 horas

Barcelos: Homem que se expôs perante peregrina dos Caminhos de Santiago condenado a pagar multa de 640 euros

O Tribunal de Barcelos condenou hoje a uma multa de 640 euros um homem de 33 anos que se masturbou...

Arquivo

Mais Vistos

Close