Siga-nos nas redes

País

“Confinamento com as escolas em regime presencial é suficiente para reduzir o índice de transmissibilidade”

Publicado

em

O investigador Baltazar Nunes, do Instituto Ricardo Jorge (INSA), explicou hoje que a adoção de novo confinamento sem o encerramento das aulas presenciais é suficiente para reduzir o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 em Portugal abaixo de 1.

Numa apresentação, no âmbito da reunião que junta hoje no infarmed políticos e especialistas em saúde pública, sobre a evolução da incidência e da transmissibilidade do vírus no país ao longo das últimas semanas, na qual se verificou um agravamento acentuado da pandemia de covid-19, o epidemiologista avisou para as consequências de não se tomarem de imediato medidas para travar o ritmo de transmissão, cujo Rt nacional está atualmente em 1,22.

“Se não fizermos nada, mantendo-se o Rt atual, o número de casos e hospitalizações vai continuar a aumentar de forma exponencial. Se implementarmos essas medidas por duas semanas, o Rt volta a aproximar-se de 1. Se for por um mês, já se começa a ver uma redução em todos os cenários. Quanto maior for o confinamento, maior será a redução da transmissão”, sublinhou.

Depois de revelar que o Rt passou de 0,98 no dia 25 de dezembro para 1,2 no dia 30, Baltazar Nunes traçou então diferentes cenários de confinamento para janeiro e fevereiro, que previam a continuidade das aulas presenciais para todos os ciclos, a suspensão de atividade letiva presencial acima dos 15 anos e o encerramento total das aulas presenciais, como ocorreu em março e abril de 2020.

Segundo as estimativas da equipa coordenada pelo investigador do INSA, um confinamento com “as escolas em regime presencial é suficiente para trazer o Rt para baixo de 1”, mas a descida será superior se houver suspensão das aulas para os alunos com mais de 15 anos e ainda mais acentuada numa eventual suspensão total da atividade letiva.

Atualmente, o Rt nacional é de 1,22. A nível de distribuição geográfica, verifica-se que a região Norte tem o índice de transmissibilidade mais baixo, com 1,18, seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (1,23), Madeira (1,24), Centro (1,25), Alentejo e Açores (1,27) e Algarve (1,29).

Paralelamente, Baltazar Nunes analisou os efeitos das medidas de restrição aplicadas pelo Governo ao fim de semana nos últimos meses, considerando que “a incidência estava a crescer a 3% no período anterior ao confinamento ao fim de semana” e depois passou a registar-se “uma tendência de redução de 1,4% a 1,9%”, sendo essa diminuição também visível no impacto em hospitalizações.

Em Portugal, morreram 7.925 pessoas dos 489.293 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos desde as 00:00 de 08 de janeiro, até dia 15.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 37 minutos

Atualização: Nininho Vaz Maia constituído arguido por suspeitas de branqueamento de capitais

O cantor Nininho Vaz Maia foi constituído arguido por suspeitas de branqueamento de capitais na sequência das buscas hoje realizadas...

Desportohá 58 minutos

FC Famalicão quer ponta de lança “letal” do Celta de Vigo mas tem concorrência minhota

O FC Famalicão está interessado em adicionar ao seu plantel os talentos de Jordi Escobar, ponta de lança do Celta...

Paíshá 1 hora

Norte: Jovem de 17 anos acusado de homicídio e instigar ataquem em escola no Brasil que resultou na morte de uma jovem

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra um jovem, residente em Santa Maria da Feira, por um crime de homicídio...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Alunos da PatinAVE sobem ao pódio no Campeonato Distrital

Os alunos da PatinAVE estiveram em competição, neste fim de semana, no Campeonato Distrital, no qual integraram as disciplinas de...

Paíshá 3 horas

Norte: ASAE encerra três entrepostos ilegais e apreende 32 toneladas de produtos alimentares

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) procedeu ao encerramento de três estabelecimentos ilegais que providenciavam entrepostagem e distribuição...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão assinala Dia da Europa esta sexta-feira junto da comunidade escolar do concelho

Famalicão assinala o Dia da Europa, esta sexta-feira, com uma conferência sobre os 40 anos da adesão de Portugal à...

Paíshá 4 horas

PSP: Quase 850 condutores detidos no mês de abril. Maior parte por excesso de álcool

A PSP deteve 842 condutores em abril, mais 262 do que no ano passado, destacando que a maioria das detenções...

Bragahá 5 horas

Braga: 20 anos depois de afogamento de rapaz de 14 anos o Estado chega a acordo com os país

O Estado português chegou a acordo com os pais de um rapaz de 14 anos que morreu afogado, em 2005,...

Regiãohá 5 horas

Vila do Conde: Mulher de 54 anos morre no hospital após atropelamento de mota

Uma mulher de 54 anos, vítima de um atropelamento grave, na última quarta-feira, em Vila do Conde, acabou por falecer,...

Paíshá 6 horas

Empresário Jorge Mendes acuado de fraude fiscal pelo Ministério Público

O famoso empresário ligado ao mundo do futebol, Jorge Mendes está acuado pelo Ministério Público do crime de de fraude...

Arquivo

Mais Vistos