Siga-nos nas redes

Economia

Covid-19: Centros comerciais querem ajudas diretas se as restrições continuarem

Publicado

em

Tendo “já despendido mais de 600 milhões de euros no apoio aos lojistas” devido à pandemia, a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) defendeu hoje ajudas diretas do Estado se houver medidas mais restritivas ao setor.

O Governo vai anunciar esta semana a implementação de medidas mais restritivas, no âmbito do combate à pandemia de covid-19.

Em comunicado, a APCC relembra “que desde o início da pandemia nunca foi detetado nenhum surto com origem nos centros comerciais, fruto das medidas e controlos implementados desde sempre, e cumpridos rigorosamente” e apela “para que nas medidas que o Governo irá anunciar não esteja a obrigatoriedade de encerramento da quase totalidade das atividades” naqueles espaços, bem como “também para que os horários não sejam reduzidos, como meio de impedir concentrações às portas dos centros ou das lojas no seu interior”.

A APCC refere que na sequência das várias medidas impostas aos centros comerciais, “o setor já despendeu mais de 600 milhões de euros no apoio aos lojistas”, pelo que a associação “defende que, caso o Governo opte por decretar medidas restritivas” a estes espaços, “sejam implementadas ajudas diretas aos lojistas e centros comerciais por parte do Estado”.

“Face a estas evidências de segurança, acreditamos que o mais prudente seria o Governo permitir que todas as actividades nos centros comerciais continuem abertas, para garantir que os portugueses têm espaços seguros e controlados para atender às suas necessidades”, afirma o presidente da APCC, António Sampaio de Mattos, citado no comunicado.

“A continuação desta situação, mantendo os centros comerciais como as entidades que têm suportado sozinhas os efeitos desta crise pandémica, sem qualquer tipo de compensação, colocam as empresas proprietárias dos centros comerciais numa difícil situação financeira”, alerta o responsável.

“Poderemos vir a assistir ao encerramento de alguns destes espaços comerciais, com as dramáticas consequências que isso acarretará para os níveis de empregabilidade”, apontou António Sampaio de Mattos.

Em Portugal, morreram 7.925 pessoas dos 489.293 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos desde as 00:00 de 08 de janeiro, até dia 15.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 6 horas

Distrital do PSD anuncia Mário Passos como candidato à Câmara de Famalicão

A Comissão Política Distrital de Braga do PSD anunciou, este sábado à noite, em nota publicada na sua página de...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: escola de Pedome selecionada para prémio escolar europeu de sustentabilidade

A Escola Básica (EB) Terras do Ave, em Pedome, Famalicão  foi selecionada para participar no “European Sustainable Schools Awards Summit”,...

Mundohá 8 horas

Apesar do estado de saúde crítico, Papa Francisco confiante na sua hospitalização e tratamento

O Papa Francisco, hospitalizado com pneumonia e cujo estado de saúde continua crítico, garantiu este domingo que continua confiante na...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Museu de Arte Sacra inaugura exposição com imagens de Maria

“Maria, Peregrina da Esperança” é o título da nova exposição do Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, em...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Associação de Pais de Outiz e Cavalões promove feirinha de doces

A Associação de Pais de Outiz e Cavalões vai promover uma feirinha de doces no  próximo dia 2 de março...

Famalicãohá 12 horas

Aprovada candidatura de 5 milhões de euros para aumentar qualificações dos famalicenses 

Diversas entidades parceiras da Rede Local de Educação e Formação de Famalicão viram aprovada uma candidatura, no valor de 5...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Salas de Estudo da Estação Rodoviária com horário alargado ao domingo

As Salas de Estudo da Estação Rodoviária de Famalicão adotaram um horário mais alargado, para corresponder às necessidades dos estudantes...

Paíshá 1 dia

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 1 dia

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 2 dias

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Arquivo

Mais Vistos