Siga-nos nas redes

País

André Ventura contra ciganos: “Vão trabalhar!”

Publicado

em

O candidato presidencial do Chega mandou hoje “trabalhar” dezenas que pessoas que se manifestavam contra a sua presença em Serpa, antes do comício inaugural do período oficial de campanha, no Cineteatro da localidade alentejana.

“Vão trabalhar, trabalhar!”, limitou-se a gritar André Ventura, em direção aos manifestantes, a maioria de etnia cigana e com cartazes antifascistas, ladeado por seguranças e com meia-hora de atraso face ao previsto.

“Beja foi [o distrito] escolhido para ser o início da caminhada presidencial pela razão que temos insistido: há um país em que metade trabalha para outros não fazerem nada”, afirmou, lamentando “privilégios e regalias injustificados nos últimos 45 anos”.

O líder do recém-criado partido da extrema-direita parlamentar classificou a sua corrida ao Palácio de Belém como “a maior ameaça ao sistema”.

“Não são ‘Grândolas’ cantadas lá fora por subsidiodependentes que nos vão fazer parar esta marcha. Perderam os debates todos e agora querem ganhar na rua”, continuou, referindo-se ao espetro político da esquerda, citando “comunistas e socialistas”.

Ventura não poupou críticas ao atual chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, “que andou com o Governo ao colo”, e ao primeiro-ministro e líder do PS, pela falta de medidas de “apoio a quem precisa neste contexto de pandemia” e de grave crise económica.

“Estamos fartos de ser sempre os mesmos a pagar e a trabalhar”, dramatizou, sugerindo que muitos dos manifestantes tinham chegado à porta do Cineteatro de Serpa “de “Mercedes e BMW ou em carrinhas do PCP”.

O deputado único condenou ainda a criação pelo Governo de um grupo de trabalho de combate ao racismo e a nomeação para o mesmo do ex-militante do BE Mamadou Ba.

Para Ventura, se se confirmar a hipótese de a candidata bloquista Marisa Matias desistir em favor da concorrente socialista Ana Gomes: “isso já será uma vitória porque destruímos a esquerda.

A meio do discurso do candidato a chefe de Estado, a cortina da boca de cena do anfiteatro serpense abriu-se e foi visível um esqueleto atrás de Ventura, naquilo que pareceu uma partida ao político, que não ligou e prosseguiu. Fonte oficial da candidatura disse à agência Lusa que tinha sido “um boicote”, uma vez que o espaço cultural é gerido pela autarquia, liderada pela CDU (PCP e “Os Verdes”).

Antes, o mandatário nacional do presidente do Chega, Rui Paulo Sousa, admitira “reduzir a campanha ao mínimo possível, mas estando presente em todo o lado”, em virtude do agravamento da pandemia de covid-19.

Na rua, continuaram mais de 50 pessoas em protesto contra Ventura, com cartazes e palavras de ordem como “25 de Abril sempre, fascismo nunca mais” e buzinadelas.

“Alentejo, terra da Liberdade”, “Não queremos RSI (Rendimento Social de Inserção), mas trabalho”, “Facho!” ou “Zeca, obrigaram-me a vir para a rua” foram algumas das inscrições nas tarjas e cartazes improvisados, vigiados por perto de duas dezenas de elementos da Guarda Nacional Republicana.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 8 horas

Mais de 7 toneladas de cannabis apreendidas pela PJ. Plantas valiam mais de 400 mil euros

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu 7,3 toneladas de canábis e 411 mil euros na operação de terça-feira contra o tráfico...

Bragahá 9 horas

Braga: Capotamento de veículo deixa duas pessoas feridas na EN309

Duas pessoas ficaram feridas, na tarde desta quarta-feira, na sequência de um acidente rodoviário, no qual se registou o capotamento...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão espera quinta-feira de sol e “máximas” de 25 graus

Famalicão espera, esta quinta-feira, mais um dia de sol e temperaturas amenas, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Famalicãohá 11 horas

Rali de Famalicão vai provocar diversos condicionamentos no trânsito. Conheça as ruas afetadas

No seguimento da realização da edição 2025 do Rali de Famalicão, a Câmara Municipal alerta para uma série de alterações...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Presidente da Câmara discute possível despedimento coletivo na Coindu com o sindicato

O Sindicato representativo dos trabalhadores da COINDU, o Sindicato das Indústrias e Afins -SINDEQ, pediu uma reunião à Camara Municipal...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Conheça o cartaz para esta edição das Festas Antoninas

As Festas Antoninas, um dos maiores eventos do concelho de Famalicão, estão de regresso entre os dias 06 e 13...

Regiãohá 13 horas

Trofa: Festival BeLive regressa em junho com Diogo Piçarra e DJ oficial de Anitta

A Trofa está em festa, entre os dias 24 e 26 de julho, para mais uma edição do Festival BeLive,...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Mercado das Camélias abre as portas a 01 de junho

A Casa do Empresário em Vila Nova de Famaicão recebe, no dia 01 de junho o Mercado das Camélias, um...

Paíshá 15 horas

Norte: ASAE instaura processo-crime a veterinário ilegal

A ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) instaurou um processo-crime por usurpação de funções no exercício ilegal de Medicina...

Desportohá 16 horas

Famalicão: Alunos da PatinAVE sobem ao pódio na Liga Minhotos

Os alunos da Academia de Patinagem do Ave, PatinAVE, estiveram em competição no último fim de semana na Liga Minhotos...

Arquivo

Mais Vistos