As polícias portuguesas apreenderam, no ano passado, mais de 29 toneladas de haxixe, uma quantidade nove vezes superior à de 2019, notícia o Jorrnal de Notícias (JN).
Já a apreensão de heroína quase duplicou, ultrapassando os 22 quilos, refere o mesmo jornal, que cita dados da Polícia Judiciária (PJ).
Nestas operações policiais foram confiscados 12,5 milhões de euros, em dinheiro vivo, a cartéis com atividade em Portugal. Os traficantes ficaram ainda sem mais de uma centena de carros, nove barcos e até uma aeronave usados no tráfico.
“Registou-se um grande aumento ao nível das quantidades apreendidas de haxixe e de heroína comparativamente a 2019”, sintetiza, ao JN, a Judiciária.
Os números nacionais acompanham a tendência europeia, que, em ano marcado pela Covid-19, foi de aumento do tráfico de estupefacientes.
A Europol alerta, aliás, para os lucros cada vez maiores das organizações criminosas internacionais, que não hesitam em recorrer a assassinos contratados e a ataques bombistas para dominar os seus territórios.