País
Preço do cabaz de produtos essências continua a aumentar alerta a DECO

O cabaz de compras de produtos essenciais em Portugal tornou-se novamente mais caro e custa agora 219,40 euros, o que significa 35,78 euros a mais em comparação com o valor anterior à guerra.
“A Ucrânia e a Rússia estão em guerra há quase um ano e, durante todas estas semanas, os bens alimentares essenciais viram os seus preços subir quase consecutivamente. Na primeira semana do novo ano, a tendência continua. Entre 23 de Fevereiro de 2022 e 4 de Janeiro de 2023, o aumento foi de 35,78 euros (mais 19,48%), com um cabaz de bens alimentares essenciais a custar agora 219,40 euros”, afirma o website da DECO.
Antes da guerra, a 23 de Fevereiro do ano passado, o mesmo cabaz custava 183,63 euros, recorda a DECO.
“Os produtos lácteos são a categoria alimentar cujo aumento foi mais pronunciado, em termos percentuais (26,30%). Entre leite, queijo, iogurte e manteiga, os portugueses podem gastar, esta semana, 14,50 euros, mais 3,02 euros do que gastariam pelo mesmo conjunto de produtos no dia 23 de Fevereiro, antes do início da guerra”, pode ler-se.
A DECO também revela que “a carne também é cada vez mais cara”, mas “a inflação também é sentida noutras categorias alimentares”.

-
Economiahá 1 semana
Insolvências dispararam no início de 2025 com um aumento de 23% face a janeiro do último ano
-
Desportohá 7 dias
Centenas de adeptos portistas juntaram-se para homenagear o “rei” Pinto da Costa
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Município aproveita obras na EN206 para renovação das redes de água e saneamento locais
-
Desportohá 3 dias
Vídeo: Erro de sinalização causa grande confusão na Volta ao Algarve. Etapa foi anulada