Site icon Fama Rádio e Televisão

Legislativas: Maior parte dos portugueses não acredita em maioria absoluta

Uma sondagem levada a cabo pela Universidade Católica para a RTP, Antena 1 e Público a propósito das Eleições Legislativas revela que a maior parte dos portugueses não acredita em maioria absoluta.

Os resultados mostram que apenas 13% dos inquiridos disseram acreditar numa maioria absoluta a 30 de janeiro. Foram 77% os participantes desta sondagem a afirmar que não esperam uma maioria absoluta nestas eleições. Cerca de dez por cento disseram não saber ou não quiseram responder, detalha ainda a RTP Notícias.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Quando questionados sobre as suas preferências pessoais nesta matéria, 48% dos 1.238 participantes responderam que preferem uma maioria absoluta a 30 de janeiro, contra 45% que disseram não a preferir.

Imaginando um cenário no qual o PS é o partido mais votado nestas eleições, mas sem maioria absoluta, 39% das pessoas defenderam que os socialistas devem entender-se com os partidos à sua esquerda.

Este valor foi ultrapassado, porém, pelo das pessoas que preferem que o PS se entenda com o PSD: foram 51% os participantes a eleger este cenário.

E se houver uma maioria parlamentar de esquerda (do PS e dos partidos à sua esquerda), mas o PS tiver menos deputados do que o PSD?

Perante esta questão, 45% dos inquiridos responderam que, nesse caso, o PS deve procurar entendimentos à esquerda para liderar Governo. Já outros 42% consideram que o PS deve viabilizar um Governo PSD.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version