Siga-nos nas redes

Economia

Covid-19: Restauração pede mudança de estratégia ao Governo depois de perdas de 70%

Publicado

em

Contabilizando perdas de faturação superiores a 70% no último trimestre e pedindo mais apoios, os restaurantes pedem uma “mudança de estratégia” ao Governo que ponha fim às restrições nos horários.

“Três meses de contínuas medidas restritivas provocam quebras abruptas de faturação, ascendendo os 70% de faturação em relação ao período homólogo”, adianta a associação nacional de restaurantes PRO.VAR, num comunicado hoje divulgado, no qual estabelece uma relação de causa-efeito entre esta quebra de faturação e “o aumento do desemprego (50.000 desempregados), encerramento parcial, falências e insolvências no setor (mais de 10.000 estabelecimentos)”.

“A PRO.VAR entende que a estratégia adotada pelo Governo, na redução dos horários e encerramento dos estabelecimentos de restauração tem efeitos nulos no combate à Pandemia e grave consequências económicas para o setor”, defendem em comunicado, no qual alertam para o descontentamento crescente dos clientes.

Segundo a associação, “são agora os próprios clientes que se insurgem contra as medidas”, que manifestam a sua “incompreensão” relativamente aos horários reduzidos que promovem ajuntamentos e refeições apressadas em datas festivas, como o período de final de ano.

“A PRO.VAR deseja que neste novo ano o Governo altere a estratégia de restrições e pede mais fiscalização e fortes penalizações para quem não cumprir com as regras de segurança. Outro desejo, prende-se com os apoios, esperando que o Governo aprove”, pede a associação em comunicado.

Entre os apoios reivindicados estão um programa APOIAR 2.0 para cobrir parte dos custos fixos do último trimestre, “que se estimam ser de 1,4 mil milhões de euros, resultado de 70% de perda homóloga no valor de dois mil milhões de euros”.

Os restaurantes pedem ainda a isenção a 100% da Taxa Social Única (TSU); o aumento do apoio às rendas “em valor e em prazo”; e a redução do IVA na restauração, “para permitir uma recuperação mais célere”.

Portugal contabiliza pelo menos 6.972 mortos associados à covid-19 em 420.629 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 07 de janeiro, com recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

O Governo decidiu manter as medidas previstas para o Natal, mas agravou as do período do Ano Novo, com recolher obrigatório a partir das 23:00 de 31 de dezembro, e a partir das 13:00 nos dias 01, 02 e 03 de janeiro.

É também proibido circular entre concelhos entre as 00:00 de 31 de dezembro e as 05:00 de 04 de janeiro.

O funcionamento dos restaurantes em todo o território continental é permitido até às 22:30 no último dia do ano, e até às 13:00 nos dias 01, 02 e 03 de janeiro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 21 minutos

Famalicão investe 4,6 milhões na construção de dois parques verdes

 A Câmara de Vila Nova de Famalicão vai investir 4,6 milhões de euros na criação de dois parques verdes, com...

Bragahá 1 hora

Criminosos sequestraram casal na própria habitação em Braga para roubar pouco mais de 100 euros e um fio de ouro

Uma mulher de 60 anos ficou ferida, esta terça-feira, na sequência de um assalto, que incluiu o sequestro, durante cerca...

Regiãohá 2 horas

BE de Santo Tirso realiza vigília por um “Hospital 100% Público” na segunda-feira

Perante as notícias da passagem da gestão do Hospital de Santo Tirso para a Misericórdia, que será oficializada no dia...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Despiste de motociclo em Pousada de Saramagos fez um ferido

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta quinta-feira, na sequência do despiste de um veículo de duas rodas, junto a...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão sob “aviso amarelo” esta noite. Chuva forte chega a partir das 00:00

O concelho de Famalicão espera um agravamento das condições meteorológicas para as próximas horas, de acordo com as previsões do...

Paíshá 5 horas

Autoridades capturaram os dois últimos fugitivos da prisão de Vale de Judeus

Os últimos dois dos cinco evadidos da prisão de Vale de Judeus, em 07 de setembro de 2024, foram recapturados...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Homem de 20 anos detido com arma proibida dentro do carro

Um homem de 20 anos foi detido pela Polícia de Segurança Pública, na tarde desta quarta-feira (cerca das 15:05) na...

Famalicãohá 7 horas

Mário Passos visitou projetos em desenvolvimento da UF de Famalicão e Calendário

Esta terça-feira assinalou mais uma jornada da ‘Presidência de Proximidade’ de Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Famalicão, que...

Regiãohá 8 horas

Novas imagens mostram autores do assalto em loja de desporto em Santo Tirso

Novas imagens do sistema de videovigilância, agora divulgadas pela plataforma Santo Tirso Digital, mostram o homem e a mulher que...

Paíshá 9 horas

PSP destruiu mais de 7.400 armas neste Dia Internacional da Fraternidade Humana

A Polícia de Segurança Pública procedeu à destruição de 7.430 armas, esta quinta-feira, numa ação em prol da “fraternidade humana”,...

Arquivo

Mais Vistos