Site icon Fama Rádio e Televisão

Covid-19: Farmácias fizeram quase 600 mil testes antes da passagem de ano

As farmácias venderam mais de 1,3 milhões de autotestes ao SARS-CoV-2 na última semana e, na quarta-feira, bateram um novo recorde realizando mais de 101 mil testes rápidos de antígeno, segundo a presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF).

Em dezembro as farmácias venderam mais de 2,7 milhões de autotestes, sendo que mais de metade foi dispensada na última semana, revelou à Lusa a presidente da ANF, Ema Paulino.

Nos últimos sete dias, as farmácias venderam 1.333.817 testes rápidos, segundo um levantamento feito hoje pela ANF, que engloba as vendas entre os dias 15 e 22 de dezembro.

Ao início da tarde de hoje, antes de concluído o levantamento, a presidente da ANF apontava para uma previsão de mais de “750 mil autotestes vendidos numa semana”, que foi largamente ultrapassado.

As farmácias bateram também esta semana o recorde diário de realização de testes antigénio: mais de 101 mil testes feitos em apenas num dia, na quarta-feira.

Para muitas farmácias, os picos de procura atingiam-se às quintas e sextas-feiras, por causa da corrida aos testes de antigénio obrigatórios para conseguir entrar em estádios, bares ou discotecas.

“Na sexta-feira passada tivemos um pico de mais de 100 mil testes realizados nas farmácias. Temos tido dias acima dos 70 a 80 mil testes, sendo as quintas e as sexta-feira os dias com maior número de testes. Estamos na expectativa de ver a resposta que será dada hoje e amanhã”, contou à Lusa Ema Paulino, quando ainda não estavam apurados os dados relativos a quarta-feira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version