Siga-nos nas redes

País

Greve dos enfermeiros com adesão entre 80% e 90%

Publicado

em

O Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU) adiantou hoje à agência Lusa que a adesão à greve para exigir a paridade com a carreira técnica superior da Administração Pública situou-se entre os 80 e os 90%.

“Relativamente à adesão no continente e na ilha da Madeira, estamos muito satisfeitos com a adesão e com a determinação dos nossos colegas, dos enfermeiros. A adesão nas instituições, em média, rondou entre os 80 e 90%. Tivemos serviços a 50%, mas [também] tivemos a 100%”, disse a presidente do sindicato, Gorete Pimentel, anunciando nova greve para 11 de março.

Em 21 de dezembro, os enfermeiros iniciaram quase duas semanas de greve, que se prolongou até hoje.

A paralisação foi convocada pelo SITEU, que reivindica aumentos salariais de 52 euros, de forma a igualar os 1.333,35 euros que os técnicos superiores da Administração Pública recebem a partir do nível 16.

“Foi uma demonstração de descontentamento generalizado por parte dos enfermeiros, descontentamento pela forma como são tratados os enfermeiros que são licenciados, são tratados como se não fossem”, prosseguiu.

Gorete Pimentel, no entanto, denunciou que houve “imensos médicos” e “chefes e gestores a furar a greve”, abrindo serviços e a “chamar enfermeiros de casa para substituir grevistas”.

“Nós denunciámos isto tudo e temos mais denúncias para fazer à ACT [Autoridade para as Condições do Trabalho]. Tivemos na Madeira, por exemplo, gestores que rasgavam o pré-aviso de greve sempre que era afixado”, assinalou.

Sobre as causas dos boicotes à greve, a dirigente sindical acusou Portugal de ser “um país pequenino” que vive “há muitos anos com os sindicatos do sistema”.

“Pela lei da greve, (…) ninguém pode furar a greve a um grevista. Não pode ser substituído, não podem ser alterados horários (…). Isto sempre se fez e nunca houve denúncias, porque são os sindicatos do sistema. Quando há um sindicato que não é do sistema isto faz-se, mas haverá consequências, espero. Queixas tem havido e vou continuar a fazer”, salientou.

Questionada sobre possíveis novas formas de luta, a sindicalista referiu que os enfermeiros vão iniciar nova greve “logo no dia a seguir às eleições” legislativas agendadas para o dia 10 de março.

“Vamos iniciar uma greve no dia 11 de março e durante o período de campanha eleitoral temos ações previstas, que não posso dizer quais são (…) para não perder o caráter de surpresa. Isto não tem a ver com um partido especificamente, nem com dois. Isto tem a ver com todos os partidos que têm assento parlamentar”, sustentou.

À Lusa, na véspera da greve, Gorete Pimentel tinha dito que o tema chegou a ser levado ao Ministério da Saúde, que se comprometeu a resolver a situação até ao final do ano, mas a demissão do Governo deixou, entretanto, os enfermeiros sem resposta.

No mês passado, um grupo de cidadãos, incluindo médicos como Sobrinho Simões e Júlio Machado Vaz, apelou aos profissionais de saúde que suspendam, até à posse do novo Governo, formas de luta que comprometam o acesso dos doentes aos cuidados de saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 21 horas

Hóquei: Riba d’Ave e FAC disputam hoje os 16 avos de final da Taça de Portugal

O Riba d’Ave Hóquei Clube (RAHC) e o Famalicense Atlético Clube (FAC) disputam este sábado os jogos de 16 avos...

Famalicãohá 22 horas

Câmara de Famalicão mantém acesso condicionado à Rua José Azevedo Menezes

A Câmara de Famalicão vai manter condicionado o acesso automóvel à Rua José Azevedo Menezes, ao fim de semana. Em...

Famalicãohá 23 horas

Famalicão: sol regressa no domingo e vai manter-se na próxima semana

A partir de amanhã, domingo, a chuva vai dar lugar a dias mais soalheiros. Segundo o Instituto Português do Mar...

Famalicãohá 23 horas

Associação de Pais de Pedome oferece mesa de ping pong ao 1º ciclo

A Associação de Pais de Pedome ofereceu à escola uma mesa de ping pong e diversos jogos didáticos direcionados aos...

Regiãohá 1 dia

PJ: Homem de Santo Tirso detido após tentar matar a namorada em Guimarães

Um homem, de 39 anos, foi detido em Guimarães, distrito de Braga, por, alegadamente, tentar matar a namorada com uma...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão: Oliveira Santa Maria celebra festas em honra de S. Sebastião

A freguesia de Oliveira Santa Maria celebra, entre os dias 20 e 25 de janeiro, as festas em honra de...

Regiãohá 2 dias

Circulação restabelecida na A3 após série de três acidentes em três horas

A circulação na Autoestrada 3 (A3) foi reaberta pelas 16:10 na Maia, no sentido Porto-Braga, após terem sido removidos os...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão: Associação Engenho celebrou tradição dos Reis e Janeiras neste início janeiro

Neste mês de janeiro, a tradição de cantar os Reis e as Janeiras está em destaque na Engenho – Associação...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão: “Máximas” sobem até aos 19 graus este sábado

Famalicão espera, este sábado, um dia com previsão de chuva, apenas para o período matinal, dando lugar a céus nublados...

Regiãohá 2 dias

Atualização: Quatro pessoas feridas e A3 cortada ao trânsito após registo de três acidentes em três horas

Três acidentes rodoviários, ocorridos num período de apenas 3 horas, obrigaram ao corte do trânsito automóvel, no sentido Porto-Braga da...

Arquivo

Mais Vistos