Siga-nos nas redes

Mundo

Comprimido anti-covid-19 da Merck é eficaz segundo regulador norte-americano (FDA)

Publicado

em

O comprimido anti-covid-19 desenvolvido pela Merck é eficaz no tratamento do novo coronavírus, afirmou a Administração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos (FDA) num relatório preliminar em que não se recomenda o uso em grávidas.

A publicação do relatório esta sexta-feira precede uma reunião de uma comissão de peritos da FDA agendada para 30 de novembro, onde serão avaliadas recomendações para aprovação de emergência do medicamento, chamado molnupiravir.

A ser aprovado, o medicamento representaria um grande avanço na luta contra a pandemia, segundo os especialistas, ao tornar possível reduzir as formas graves da doença com relativa facilidade.

A farmacêutica Merck divulgou na sexta-feira os resultados completos de um ensaio clínico do comprimido, revelando que o medicamento reduziu as taxas de hospitalização e morte em 30% – bem abaixo do valor inicial – em doentes em risco que a tomaram pouco depois de terem sido infetados.

No relatório, a FDA considerou o molnupiravir eficaz em doentes com covid-19 em risco de hospitalização.

Contudo, propôs que a comissão não recomendasse a aprovação do molnupiravir em mulheres grávidas, acreditando que “não existe um cenário clínico em que os benefícios superem os riscos” nesta população.

Embora nenhuma mulher grávida tenha sido incluída no ensaio clínico da Merck, a FDA baseou a sua recomendação nos resultados do estudo em ratos e coelhos grávidos, verificando-se mais malformações do que nos grupos de controlo.

O pedido de autorização da Merck baseou-se num ensaio clínico que realizou em parceria com a Ridgeback Biotherapeutics em pessoas com casos ligeiros a moderados de covid-19 e pelo menos um fator de risco agravante. Estes receberam o tratamento cinco dias após os primeiros sintomas.

A Merck tinha inicialmente dito que o comprimido, num ensaio clínico, reduzia para metade a taxa de hospitalização e morte.

Os resultados provisórios resultam de um estudo de pouco mais de 700 pacientes, metade dos quais receberam o comprimido e a outra metade um placebo.

Os resultados foram suficientemente convincentes para que uma comissão independente de monitorização de dados, em consulta com a FDA, decidisse interromper o ensaio prematuramente.

Os resultados completos, por outro lado, provêm da análise de mais de 1.400 pacientes, resultando numa redução mais modesta da taxa de hospitalização e morte.

Tanto os resultados intercalares como os totais apoiam “a avaliação global favorável do benefício/risco e eficácia do molnupiravir” para o tratamento de covid-19 leve a moderado em adultos de alto risco, disse a Merck e, comunicado.

De acordo com os resultados completos, a taxa de hospitalização dos pacientes a quem foi dado o medicamento foi de 6,8%, em comparação com 9,7% naqueles a quem foi dado um placebo.

Houve uma morte no grupo molnupiravir, em comparação com nove no grupo placebo.

Antivíricos como o molnupiravir funcionam reduzindo a capacidade de replicação de um vírus, retardando assim a doença.

A sua aplicação pode ser dupla: tanto para evitar que os já infetados sofram sintomas graves, como para evitar que aqueles que estiveram em estreito contacto desenvolvam a doença.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 minutos

Mau tempo: deslizamento de terras provoca estragos em Joane

Um deslizamento de terras na noite desta quarta-feira, em Joane, inundou ruas de lama e de detritos, que chegaram também...

Paíshá 37 minutos

Iniciativa “Ligue Antes, Salve Vidas” já retirou mais de 300 mil doentes não prioritários das urgências dos hospitais

Cerca de 350 mil doentes foram retirados das urgências hospitalares desde que o projeto ‘Ligue Antes, Salve Vidas’, que obriga...

Famalicãohá 40 minutos

Famalicão: O Grupo Motard Vale Sobre Rodas quer “Fazer as Crianças Sorrir” neste Natal

O Natal é tempo de partilha, de união e de pequenos gestos que fazem uma grande diferença. Inspirados por este...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Município promove campanha de separação dos biorresíduos

A Câmara Municipal renova a promoção da sua campanha de separação de biorresíduos “Vamos Tratar do Resto”. Visando sensibilizar a...

Paíshá 4 horas

Região Norte tem o maior número de freguesias para desagregar. Conheça aqui a lista completa

O grupo de trabalho parlamentar sobre a desagregação de freguesias validou 124 propostas de desagregação de uniões de freguesia, o...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Homem detido por conduzir com carta de condução apreendida

Elementos da Polícia de Segurança Pública de Famalicão procederam à detenção de um homem de 54 anos de idade, pelo...

Paíshá 4 horas

Homem de 56 anos que furtava em residências detido pela GNR na Maia

A Guarda Nacional Republicana da Maia procedeu à detenção de um um homem de 56 anos por furto numa residência...

Famalicãohá 4 horas

Magia e Diversão: O Natal Brilha em Famalicão!

A época natalícia ganha vida em Famalicão, onde a Aldeia de Natal encanta pessoas de todas as idades com momentos...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Passeio Motard de Reis encerra época festiva em Fradelos

O coletivo motard “Fumarentas do Asfalto” da freguesia de Fradelos, em Famalicão, convidam a comunidade para o seu Passeio de...

Paíshá 5 horas

GNR e PSP já iniciaram a sua operação de Natal e Ano Novo

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) iniciaram esta quarta-feira, o reforço do patrulhamento durante...

Arquivo

Mais Vistos