Site icon Fama Rádio e Televisão

“Besta do Leste” trará temperaturas geladas para Portugal já na próxima semana

Foto: “Besta do Leste” atingiu a Europa com toda a força em 1956

Está a formar-se sobre a zona da Sibéria, na Rússia, um fenómeno meteorológico a que foi dado o nome de “Besta do Leste”, que, de forma simples, consiste na concentração de uma enorme massa de ares gelados.

Ao que indicam as previsões, o ar gelado deve descer por toda a Europa central e chegar a Espanha, primeiro, e a Portugal, depois. Tal deverá acontecer nos primeiros dias de dezembro.

Os meteorologistas estão atentos a esta situação, que não é nova, e já ocorreu noutros períodos da história, como em fevereiro de 1956, naquele que foi um dos invernos mais frios da Europa. Não há ainda a certeza sobre os caminhos que os ventos gelados da Sibéria irão tomar, mas, de acordo com a forma como esta Besta do Leste se está a formar, tudo indica que o destino seja a Europa do sul.

Mas o que é esta Besta do Leste? É uma gigantesca concentração de ares gelados que acontece de forma mais ou menos regular nas zonas mais frias da Rússia, nomeadamente na região siberiana, onde as temperaturas são mais baixas nesta altura do ano. Esses ares gelados são depois transportados para outras regiões, podendo tomar diferentes direções, daí não ser frequente que atinjam as zonas mais a sul da Europa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Exit mobile version