Siga-nos nas redes

Mundo

Espanha: Tempestade já fez mais de 50 mortos. Número pode duplicar com os desaparecidos

Publicado

em

Pelo menos 51 pessoas morreram na região de Valência, em Epanha, devido às inundações causadas pela tempestade Dana. Entre as vítimas mortais encontram-se crianças e bebés.

Fontes policiais relataram ao jornal 20Minutos que há “muitos mais mortos” que ainda não foram oficialmente contabilizados, pois há “muitas pessoas desaparecidas” e “a situação é dramática” em várias localidades da província de Valência. “Provavelmente só dentro de um par de dias se saberá o número exato de mortos, mas pode haver mais de uma centena”, admitem as fontes referidas.

Neste momento, está a iniciar-se o processo de levantamento e identificação das vítimas, num dia em que Valência acorda com estradas ainda congestionadas, pessoas à espera de serem resgatadas e danos materiais incalculáveis em várias áreas da província.

Na localidade de Paiporta, onde a chuva torrencial destruiu uma ponte, foram encontrados quatro corpos sem vida, incluindo o de um bebé, além dos corpos de dois homens e uma mulher. Em Torrent, registaram-se cinco vítimas mortais: um casal, duas crianças e outro bebé. Também em Alfafar foi encontrado o corpo sem vida de uma mulher, enquanto os restantes falecidos, todos homens, foram encontrados em Chiva, Cheste e Alcudia, um em cada local. Da mesma forma, em Cuenca foi confirmada a morte de uma mulher, na localidade de Mira.

Um novo alerta do sistema de aviso à população “Es-Alert”, através dos telemóveis, foi emitido esta manhã, pedindo que se evitem deslocações por estrada na província de Valência como medida preventiva perante as chuvas intensas.

O presidente da Generalitat Valenciana, Carlos Mazón, compareceu no início da manhã desta quarta-feira e assegurou que foi ativado “o procedimento de múltiplas vítimas” devido à devastadora Dana, que está a afetar especialmente a província de Valência, mas preferiu não confirmar ainda o número de vítimas mortais, insistindo na importância de evitar deslocações por estrada para facilitar as operações de resgate.

Esta quarta-feira, maquinaria pesada chegou à localidade albacetense de Letur para iniciar as operações de remoção de escombros, após a cheia que atingiu grande parte do município esta terça-feira. Um dispositivo com cerca de 150 pessoas continua a procurar as seis pessoas que ainda não foram localizadas.

A Guardia Civil prosseguiu durante toda a noite a busca por estas pessoas, recorrendo a drones com câmaras noturnas, e a procura permanece em curso.

O delegado da Junta em Albacete, Pedro Antonio Ruiz Santos, detalhou que no início da manhã desta quarta-feira já não chovia, o que vai facilitar as operações de busca das pessoas desaparecidas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 7 horas

Vila do Conde de luto após funeral de menina de 11 anos vítima de um acidente rodoviário

A comunidade da freguesia de Gião, em Vila do Conde, encontra-se de luto após o falecimento de Isabel Gonçalves da...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Um ferido grave após atropelamento na Avenida 25 de Abril

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta segunda-feira, na sequência de um atropelamento na Avenida 25 de Abril,...

Bragahá 8 horas

Familiares procuram jovem desaparecido desde a última sexta-feira em Fafe

Familiares e amigos tentam encontrar Filipe Marinho, um jovem de Fafe desaparecido desde as 03:00 da madrugada desta sexta-feira. De...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Atropelamento numa passadeira faz um ferido em Calendário

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta segunda-feira, na sequência de um atropelamento numa passadeira, na rua Saint...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Moradores da Colina do Ave inauguraram novo parque infantil em Ribeirão com Mário Passos

A comunidade da vila de Ribeirão inaugurou, este sábado, um novo parque infantil na urbanização da Colina do Ave, uma...

Famalicãohá 9 horas

Feira semanal de Famalicão antecipada para evitar os dias de Natal e Ano Novo

Neste período em que se assinala o Natal e Passagem de Ano, a Câmara Municipal de Famalicão informa que a...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão espera uma véspera de Natal com céus limpos e “máximas” de 18 graus

Famalicão espera, nesta terça-feira de véspera de Natal, um dia com céus limpos e as temperaturas mais altas da semana,...

Desportohá 11 horas

Famalicão avança com proposta por defesa da primeira liga egípcia Karim El Debes

Karim El Debes, defesa egípcio de 21 anos, poderá ser um dos novos reforços para o FC Famalicão, uma possibilidade...

Bragahá 12 horas

GNR: 11 detidos em Braga e no Grande Porto por tráfico de droga

Dez homens e uma mulher, com idades entre os 20 e 60 anos, foram detidos, na última semana, por suspeita...

Economiahá 15 horas

DECO: Cada vez mais portugueses recorrem a créditos para pagar rendas e prestações

A subida do custo de vida ultrapassou o aumento dos rendimentos e a Deco tem observado um significativo acréscimo de...

Arquivo

Mais Vistos