Mundo
Espanha: Tempestade já fez mais de 50 mortos. Número pode duplicar com os desaparecidos
Pelo menos 51 pessoas morreram na região de Valência, em Epanha, devido às inundações causadas pela tempestade Dana. Entre as vítimas mortais encontram-se crianças e bebés.
Fontes policiais relataram ao jornal 20Minutos que há “muitos mais mortos” que ainda não foram oficialmente contabilizados, pois há “muitas pessoas desaparecidas” e “a situação é dramática” em várias localidades da província de Valência. “Provavelmente só dentro de um par de dias se saberá o número exato de mortos, mas pode haver mais de uma centena”, admitem as fontes referidas.
Neste momento, está a iniciar-se o processo de levantamento e identificação das vítimas, num dia em que Valência acorda com estradas ainda congestionadas, pessoas à espera de serem resgatadas e danos materiais incalculáveis em várias áreas da província.
Na localidade de Paiporta, onde a chuva torrencial destruiu uma ponte, foram encontrados quatro corpos sem vida, incluindo o de um bebé, além dos corpos de dois homens e uma mulher. Em Torrent, registaram-se cinco vítimas mortais: um casal, duas crianças e outro bebé. Também em Alfafar foi encontrado o corpo sem vida de uma mulher, enquanto os restantes falecidos, todos homens, foram encontrados em Chiva, Cheste e Alcudia, um em cada local. Da mesma forma, em Cuenca foi confirmada a morte de uma mulher, na localidade de Mira.
Um novo alerta do sistema de aviso à população “Es-Alert”, através dos telemóveis, foi emitido esta manhã, pedindo que se evitem deslocações por estrada na província de Valência como medida preventiva perante as chuvas intensas.
O presidente da Generalitat Valenciana, Carlos Mazón, compareceu no início da manhã desta quarta-feira e assegurou que foi ativado “o procedimento de múltiplas vítimas” devido à devastadora Dana, que está a afetar especialmente a província de Valência, mas preferiu não confirmar ainda o número de vítimas mortais, insistindo na importância de evitar deslocações por estrada para facilitar as operações de resgate.
Esta quarta-feira, maquinaria pesada chegou à localidade albacetense de Letur para iniciar as operações de remoção de escombros, após a cheia que atingiu grande parte do município esta terça-feira. Um dispositivo com cerca de 150 pessoas continua a procurar as seis pessoas que ainda não foram localizadas.
A Guardia Civil prosseguiu durante toda a noite a busca por estas pessoas, recorrendo a drones com câmaras noturnas, e a procura permanece em curso.
O delegado da Junta em Albacete, Pedro Antonio Ruiz Santos, detalhou que no início da manhã desta quarta-feira já não chovia, o que vai facilitar as operações de busca das pessoas desaparecidas.
La devastadora situación en la pista de Silla (Valencia) tras el paso de la Dana. pic.twitter.com/yld7ab0TG8
— Capitán Bitcoin (@CapitanBitcoin) October 30, 2024
La devastadora situación en la pista de Silla (Valencia) tras el paso de la Dana. pic.twitter.com/CVZkFULWmD
— Antena 5 Radio (@a5radio) October 30, 2024
📹 El emocionante rescate de una mujer y sus mascotas, tras quedar atrapada en su casa inundada por la dana. Un vecino escuchó sus gritos desesperados y llamó a los servicios de emergencia, lo que culminó en una evacuación en helicóptero https://t.co/WVkWKOiN3v pic.twitter.com/HQ872oRAU3
— EL PAÍS (@el_pais) October 30, 2024
-
Paíshá 1 semana
Euromilhões: Já sabe qual é a chave desta sexta-feira que vale 76 milhões?
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Lousado concluiu plantação de 16 árvores nas margens do rio Pelhe
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Jornadas da “Presidência de Proximidade” levaram Mário Passos a Carreira e Bente
-
Famalicãohá 2 dias
Famalicão: alunos de Pedome levam leitura às ruas e espaços da freguesia