Siga-nos nas redes

Mundo

Covid-19: Variante delta não provoca casos mais graves nas crianças

Publicado

em

A variante delta não causa casos mais graves de covid-19 em crianças e adolescentes em comparação com outras variantes, indicam os primeiros dados divulgados sexta-feira pelas autoridades de saúde norte-americanas, noticiou a AFP.

A agência de noticias refere que as preocupações com as consequências da variante delta nos mais jovens têm aumentado nas últimas semanas nos Estados Unidos, face ao número crescente de crianças hospitalizadas infetadas com aquela variante.

Os Centros de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC), a principal agência federal de saúde pública dos Estados Unidos, analisou dados de pacientes hospitalizados com covid-19 em 99 condados de 14 Estados, cobrindo cerca de 10% da população norte-americana.

Em particular, aquela agência federal comparou o período do início de março a meados de junho com o período de meados de junho até final de julho, quando a variante delta tornou-se dominante nos EUA.

Entre esses dois períodos, a taxa de hospitalização de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, na realidade, aumentou cinco vezes.

Em detalhe, das 3.116 crianças e adolescentes hospitalizados nos três meses e meio antes da variante delta, cerca de 26% foram internados em terapia intensiva, 6% foram colocados num ventilador e menos de 1% morreu. Depois com a variante delta, de 164 hospitalizações registadas num mês e meio, cerca de 23% foram internados em cuidados intensivos, 10% colocados num ventilador e menos de 2% morreram.

O CDC nota, no entanto, que o número de crianças com casos graves da doença foi reduzido entre meados de junho e o final de julho, limitando assim a relevância das comparações feitas.

Os analistas sublinham que os dados precisam de continuar a ser avaliados de perto, no futuro próximo.

O trabalho realizado também demonstra ainda que as vacinas protegem bem os adolescentes contra a variante delta, pois as taxas de hospitalização foram cerca de 10 vezes maiores para adolescentes não vacinados do que para aqueles vacinados durante o período de predominância do Delta.

Nos EUA, os adolescentes podem receber injeções da vacina Pfizer a partir dos 12 anos.

Além disso, um segundo estudo publicado esta sexta-feira mostra que a vacinação de adultos tende a proteger as crianças da contaminação.

Em análise estiveram as visitas às urgências, bem como o número de hospitalizações em todo o país, durante o mês de agosto.

Nos Estados com a menor cobertura de vacinação/imunização para a população em geral, o número de atendimentos de urgência por crianças e adolescentes foi três vezes maior do que nos Estados altamente imunizados, e o número de internamentos foi quase 4 vezes maior.

Segundo Walensky, os estudos demonstram que “a vacinação funciona” e, por outro, que “não houve aumento da gravidade da doença em crianças”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Póvoa de Varzimhá 2 horas

Peregrinação Jubilar em honra da “Santinha de Balasar” realiza-se entre 21 e 25 de abril

Os dias entre 21 e 25 de abril assinalam a Peregrinação Jubilar em honra da “Santinha de Balasar”, uma celebração...

Economiahá 3 horas

Consumo de eletricidade em Portugal atingiu o nível mais alto de sempre neste início de 2025

 O consumo de eletricidade nos primeiros três meses de 2025 foi o mais elevado de sempre, tendo totalizado 14,1 terawatts-hora...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Chuvas fortes chegam acompanhadas por trovoadas esta quarta-feira

A chuva regressa, esta quarta-feira, ao concelho de Famalicão, depois de uma série de dias de sol e céus limpos,...

Paíshá 5 horas

Roubo de viaturas aumentou 106,3% em 2024. Valor apenas superado pelo roubo de bancos

A criminalidade violenta e grave aumentou 2,6% no ano passado em relação a 2023, com 14.385 crimes registados, enquanto a...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: INAC teme pelo seu futuro após venda “iminente” das suas instalações

O Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC), cujas instalações se localizam na área comercial Central Park, na vila de...

Paíshá 7 horas

Violência nas Escolas: Diretores pedem “reforço” ao Governo para poder lidar com a atual situação

Os diretores escolares apelam ao Governo para que reforce as equipas de psicologia nas escolas onde há mais casos de...

Bragahá 7 horas

Braga: Assaltantes levaram todo o ouro e relógios de uma ourivesaria no centro da cidade

Uma ourivesaria, localizada no centro da cidade de Braga, foi alvo de um meticuloso assalto, levado a cabo na madrugada...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Funeral de Joaquim Moniz Ferreira realiza-se esta quarta-feira

Realiza-se, esta quarta-feira, o funeral de Joaquim Moniz Ferreira, figura emblemática do concelho, que esteve ligado à Assembleia da União...

Desportohá 9 horas

Sub-23 do FC Famalicão vencem Gil Vicente com dois golos de Zabiri

A formação sub-23 do FC Famalicão disputou, esta terça-feira, a jornada 10 da Fase de Apuramento de Campeão da Liga...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: “Fado no Café da Casa” regressa a 10 de abril com Lurdes Silva e Mariana Correia

A Associação Cultural & Artística Famalicão Fado – ACAFADO, convida para mais uma noite de música ao vivo, com a...

Arquivo

Mais Vistos