Connect with us

Mundo

Covid-19: Variante delta não provoca casos mais graves nas crianças

Published

on

A variante delta não causa casos mais graves de covid-19 em crianças e adolescentes em comparação com outras variantes, indicam os primeiros dados divulgados sexta-feira pelas autoridades de saúde norte-americanas, noticiou a AFP.

A agência de noticias refere que as preocupações com as consequências da variante delta nos mais jovens têm aumentado nas últimas semanas nos Estados Unidos, face ao número crescente de crianças hospitalizadas infetadas com aquela variante.

Os Centros de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC), a principal agência federal de saúde pública dos Estados Unidos, analisou dados de pacientes hospitalizados com covid-19 em 99 condados de 14 Estados, cobrindo cerca de 10% da população norte-americana.

Em particular, aquela agência federal comparou o período do início de março a meados de junho com o período de meados de junho até final de julho, quando a variante delta tornou-se dominante nos EUA.

Entre esses dois períodos, a taxa de hospitalização de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, na realidade, aumentou cinco vezes.

Em detalhe, das 3.116 crianças e adolescentes hospitalizados nos três meses e meio antes da variante delta, cerca de 26% foram internados em terapia intensiva, 6% foram colocados num ventilador e menos de 1% morreu. Depois com a variante delta, de 164 hospitalizações registadas num mês e meio, cerca de 23% foram internados em cuidados intensivos, 10% colocados num ventilador e menos de 2% morreram.

O CDC nota, no entanto, que o número de crianças com casos graves da doença foi reduzido entre meados de junho e o final de julho, limitando assim a relevância das comparações feitas.

Os analistas sublinham que os dados precisam de continuar a ser avaliados de perto, no futuro próximo.

O trabalho realizado também demonstra ainda que as vacinas protegem bem os adolescentes contra a variante delta, pois as taxas de hospitalização foram cerca de 10 vezes maiores para adolescentes não vacinados do que para aqueles vacinados durante o período de predominância do Delta.

Nos EUA, os adolescentes podem receber injeções da vacina Pfizer a partir dos 12 anos.

Além disso, um segundo estudo publicado esta sexta-feira mostra que a vacinação de adultos tende a proteger as crianças da contaminação.

Em análise estiveram as visitas às urgências, bem como o número de hospitalizações em todo o país, durante o mês de agosto.

Nos Estados com a menor cobertura de vacinação/imunização para a população em geral, o número de atendimentos de urgência por crianças e adolescentes foi três vezes maior do que nos Estados altamente imunizados, e o número de internamentos foi quase 4 vezes maior.

Segundo Walensky, os estudos demonstram que “a vacinação funciona” e, por outro, que “não houve aumento da gravidade da doença em crianças”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Advertisement Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Sociedade10 horas ago

Suspeito de roubar sapatilhas na via pública detido pela PSP enquanto as usava nos pés em Matosinhos

A Polícia de Segurança Pública levou a cabo a detenção de dois jovens com 17 e 18 anos, na Avenida...

País11 horas ago

Estradas encerradas no maciço central da Serra da Estrela devido à queda de neve mais intensa

Vários troços da Estrada Nacional (EN) 339, que atravessa o maciço central da Serra da Estrela, estão encerradas ao trânsito...

Famalicão13 horas ago

Chuva chega a Famalicão esta quinta-feira e vai manter-se por alguns dias

Famalicão espera, esta quinta-feira, 24 horas divididas entre o sol e chuva, que se devem verificar no período diurno e...

Desporto13 horas ago

Famalicense Fábio Martins vence Taça de Portugal Mini MX de Pitbikes

O piloto famalicense Fábio Martins participou, neste último fim de semana, na última prova da Taça de Portugal e Troféu...

País14 horas ago

Ex-concorrente do Big Brother alvo de queixa após uso indevido de igreja na gravação de conteúdo para as redes sociais

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na Covilhã, vai avançar com uma denúncia sobre Marie, ex-concorrente de um ‘reality...

Famalicão15 horas ago

Famalicão: Acidente condicionou trânsito na EN14 em Vilarinho das Cambas

Uma colisão rodoviária condicionou, esta quarta-feira, no trânsito na Estrada Nacional 14, na rotunda junto às instalações da Grocenter, na...

Famalicão16 horas ago

Neste Natal Refood convida famalicenses a “Apadrinhar uma Família”

Natal é tempo de solidariedade e partilha. Por isso, a Refood de Vila Nova de Famalicão lançou uma campanha de...

Famalicão17 horas ago

Famalicão: CITEVE levou inovações da impressão 3D em têxteis até à Alemanha

O CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário de Famalicão encontra-se representado no evento Automotive Interiors Expo, que se realiza...

Famalicão17 horas ago

Natal: Famalicão vai acender 3,7 milhões de luzes LED no dia 23 de novembro

Está de regresso o Natal de Famalicão, um espetáculo de luzes e diversões alusivas a esta quadra festiva, que será...

Famalicão18 horas ago

Loja Auchan de Famalicão celebra hoje 28 anos

Esta quarta-feira, dia 13 de novembro, foi assinalado o 28.º aniversário da loja Auchan de Famalicão, que conta com quase...

Arquivo

Mais Vistos