Site icon Fama Rádio e Televisão

Morreu Mikhail Gorbachev

O último líder da União Soviética e secretário-geral do Partido Comunista Soviético entre 1985 e 1991, Mikhail Gorbachev, morreu esta terça-feira aos 91 anos, após “doença grave e longa”, avança a agência TASS que cita fonte da Clínica Central de Moscovo.

O gabinete de Gorbachev tinha dito que o ex-chefe de Estado estava em tratamento no hospital.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Segundo Mikhail Gorbachev, a grande causa da sua vida foi a “Perestroika”, processo de mudanças que impulsionou em 1985 enquanto líder do Partido Comunista da União Soviética (URSS) e que levaram ao fim da Guerra Fria.

Gorbachev, o último Presidente soviético, forjou acordos com os Estados Unidos e com potências ocidentais para remover a Cortina de Ferro que dividia a Europa desde a II Guerra Mundial, colocando um ponto final à Guerra Fria.

Apesar do feito de pôr fim à Guerra Fria sem derramar sangue, não conseguiu evitar o colapso da União Soviética. Isto porque quando se tornou secretário-geral do Partido Comunista Soviético, em 1985, aos 54 anos, propôs reformar o sistema, ao introduzir liberdades políticas e económicas que acabaram por lhe fugir de controlo.

A “glasnost”, política que implementou juntamente com a “perestroika”, levou à libertação de presos políticos e à instauração da liberdade de expressão individual e dos meios de comunicação. Medidas que se revelaram prejudiciais para próprio Governo que as impôs, que foi alvo de críticas exacerbadas e acabou por cair.

Mikhail Gorbachev nasceu a 2 de março de 1931, em Privolnoye, na Rússia, no seio de uma família de imigrantes russo-ucranianos. Formou-se em Direito em 1955, pela Universidade de Moscovo, e em Economia em 1967.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version