Mundo
Morreu Mikhail Gorbachev
O último líder da União Soviética e secretário-geral do Partido Comunista Soviético entre 1985 e 1991, Mikhail Gorbachev, morreu esta terça-feira aos 91 anos, após “doença grave e longa”, avança a agência TASS que cita fonte da Clínica Central de Moscovo.
O gabinete de Gorbachev tinha dito que o ex-chefe de Estado estava em tratamento no hospital.
Segundo Mikhail Gorbachev, a grande causa da sua vida foi a “Perestroika”, processo de mudanças que impulsionou em 1985 enquanto líder do Partido Comunista da União Soviética (URSS) e que levaram ao fim da Guerra Fria.
Gorbachev, o último Presidente soviético, forjou acordos com os Estados Unidos e com potências ocidentais para remover a Cortina de Ferro que dividia a Europa desde a II Guerra Mundial, colocando um ponto final à Guerra Fria.
Apesar do feito de pôr fim à Guerra Fria sem derramar sangue, não conseguiu evitar o colapso da União Soviética. Isto porque quando se tornou secretário-geral do Partido Comunista Soviético, em 1985, aos 54 anos, propôs reformar o sistema, ao introduzir liberdades políticas e económicas que acabaram por lhe fugir de controlo.
A “glasnost”, política que implementou juntamente com a “perestroika”, levou à libertação de presos políticos e à instauração da liberdade de expressão individual e dos meios de comunicação. Medidas que se revelaram prejudiciais para próprio Governo que as impôs, que foi alvo de críticas exacerbadas e acabou por cair.
Mikhail Gorbachev nasceu a 2 de março de 1931, em Privolnoye, na Rússia, no seio de uma família de imigrantes russo-ucranianos. Formou-se em Direito em 1955, pela Universidade de Moscovo, e em Economia em 1967.
-
Bragahá 1 semana
Presépio Vivo de Priscos abre portas este domingo
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Alterações nas rotas de recolha de lixo para o Natal e Ano Novo
-
Paíshá 3 dias
Região Norte tem o maior número de freguesias para desagregar. Conheça aqui a lista completa
-
Regiãohá 1 semana
Jovem de 17 anos detido por suspeitas de furtos em casas e lojas