Na manhã desta segunda-feira, faleceu aos 83 anos a atriz Aracy Balabanian, considerada uma das grandes personalidades da dramaturgia brasileira. Em outubro do ano passado, foi diagnosticada com cancro no pulmão, resultando no seu internamento na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro.
Um dos seus últimos trabalhos televisivos foi no especial de fim de ano da Globo “Juntos a Magia Acontece”, exibido em dezembro de 2019, onde interpretou a personagem Dona Rosa.
Nascida em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Aracy encantou-se pelo mundo das artes ainda na infância, quando já morava em São Paulo e foi levada pelas irmãs mais velhas para assistir a uma peça de Carlo Goldoni com a companhia de Maria Della Costa. Formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, estreou-se na televisão em 1965.
Ao longo da sua carreira, participou em várias novelas, incluindo O Primeiro Amor, Rainha da Sucata, Elas por Elas, Ti Ti Ti, Coração Alado, Locomotivas, Que Rei Sou Eu, A Próxima Vítima, Saramandaia, Da Cor do Pecado, Cheias de Charme, Passione, Geração Brasil, entre outras.
Além disso, também ganhou destaque no humorístico Sai de Baixo, onde interpretava a personagem Cassandra.
Entre os famosos que lamentaram a perda está o ator e diretor Miguel Falabella, grande parceiro de trabalho e amigo de longa data de Aracy. Numa publicação emocionada nas redes sociais, Falabella apontou o foco à atriz: “Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu (…) Te amo para sempre. Até um dia!”, declarou.