Siga-nos nas redes

Mundo

Milhares iniciaram hoje a primeira semana de 4 dias de trabalho no Reino Unido. Espanha e Escócia são as seguintes

Publicado

em

Mais de 3.300 trabalhadores em 70 empresas do Reino Unido, desde pequenas empresas locais, a grandes empresas financeiras, começaram hoje a trabalhar numa semana de quatro dias, sem perda de salário, no maior teste mundial deste novo padrão de trabalho.

O teste piloto está irá decorrer durante seis meses e está a ser organizado pela 4 Day Week Global em parceria com o “thinktank” Autonomy, a “4 Day Week Campaign”, e investigadores da Universidade de Cambridge, Universidade de Oxford e Boston College.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O ensaio baseia-se no modelo “100:80:100”, onde 100% do salário é recebido durante 80% do tempo, em troca de um compromisso de manter 100% de produtividade.

A empresa Platten’s Fish and Chips na costa norte de Norfolk está a participar, juntamente com a empresa de software Sheffield Rivelin Robotics, os especialistas em impostos sobre a herança Stellar Asset Management, com sede em Londres, e o Charity Bank em Tonbridge, em Kent.

Joe O’Connor, chefe executivo do grupo sem fins lucrativos “4 Day Week Global”, disse que o Reino Unido estava no auge da onda de quatro dias semanais: “À medida que emergimos da pandemia, cada vez mais empresas reconhecem que a nova fronteira para a concorrência é a qualidade de vida, e que o trabalho com horário reduzido e focalizado na produção é o veículo para lhes dar uma vantagem competitiva”.

Algumas das outras empresas envolvidas fornecem educação, consultoria no local de trabalho, habitação, cuidados com a pele, serviços de recrutamento na construção civil, alimentação e bebidas, e marketing digital.

Os investigadores trabalharão com cada organização participante para medir o impacto na produtividade da empresa e no bem-estar dos seus trabalhadores, bem como o impacto no ambiente e na igualdade de género.

Os ensaios de quatro dias semanais, apoiados pelo governo, também deverão começar no final deste ano em Espanha e na Escócia.

Juliet Schor, professora de sociologia no Boston College e investigadora principal do projecto-piloto, descreveu-o como um “ensaio histórico”. “Vamos analisar a forma como os funcionários respondem a ter um dia extra de folga, em termos de stress e esgotamento, satisfação no trabalho e na vida, saúde, sono, uso de energia, viagens e muitos outros aspectos da vida”, disse ela.

“A semana de quatro dias é geralmente considerada como uma política de dividendos triplos – ajudando os empregados, as empresas, e o clima”. Os nossos esforços de investigação irão descobrir tudo isto”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 11 horas

10ª Edição do Ymotion é apresentada hoje

Hoje, às 16:30, na Casa da Juventude, é apresentada a 10ª edição do Ymotion. Os presentes, para além de ficarem...

Famalicãohá 11 horas

𝗩𝗮𝗶 à 𝗩𝗶𝗹𝗮: 𝗠𝗲𝗿𝗰𝗮𝗱𝗼 “𝗟𝗶𝗻𝗵𝗮𝘀 𝗲 𝗧𝗿𝗮𝗽𝗼𝘀”

Este fim de semana pode visitar o “Vai à Vila” Mercado de “Linhas e Trapos” Aproveite e aprecie verdadeiras obras...

Famalicãohá 12 horas

PSP faz 497 detenções em apenas uma semana. Foram apreendidas 71 armas

Polícia de Segurança Pública (PSP) efetuou 467 detenções, no período compreendido entre os dias 20 e 26 de abril, em...

Famalicãohá 14 horas

Cineclube de Joane apresenta a sua programação para maio

O cineclube de Joane apresenta a sua programação para o mês de maio na casa das artes de Famalicão. Assim...

Famalicãohá 14 horas

Bombeiros Voluntários de Riba de Ave de Luto

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave, viu partir mais um colega. Foi com o mais profundo...

Famalicãohá 15 horas

Mensagens fraudulentas com propostas de trabalho preocupam operadoras

O envio de mensagens fraudulentas com propostas de trabalho, alegadamente associadas a empresas como a Meta ou TikTok, tem vindo...

Famalicãohá 16 horas

Limpeza das matas e terrenos deve ser feita até 30 de abril

Os proprietários têm de limpar terrenos agrícolas e florestais até 30 de abril, para prevenir fogos rurais, mas meteorologia adversa...

Desportohá 16 horas

Foi apresentado esta sexta-feira o Rally de Famalicão 2024

A casa do território encheu para conhecer as novidades deste ano de uma prova que pretende ser uma referência a...

Famalicãohá 16 horas

João Nascimento é o novo Presidente da Assembleia Municipal

João Nascimento, do CDS/PP, foi eleito presidente da Assembleia Municipal. A eleição decorreu na noite desta sexta-feira, no decurso dos...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Roteiro da Liberdade em Riba de Ave adiado. Espera-se nova data

O Município de Famalicão anunciou, esta sexta-feira, o adiamento do evento Roteiro da Liberdade, agendado para este sábado, na vila...

Arquivo

Mais Vistos