Mundo
Primeira publicação de Papa Leão nas redes sociais expressou desejo de paz “nos corações” de todas as pessoas e famílias

O Papa Leão XIV decidiu comunicou com os fieis através das redes sociais, recorrendo á conta oficial do papado no X e no Instagram.
A primeira publicação do Papa no Instagram foi extraída do seu primeiro discurso público no Urbi et Orbi e incluiu várias fotografias icónicas dos primeiros dias do seu pontificado. Na mensagem, o Papa escreveu: “Que a paz esteja com todos vós! Esta é a primeira saudação de Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor. Também eu gostaria que esta saudação de paz entrasse no vosso coração, chegasse às vossas famílias, a todas as pessoas, onde quer que se encontrem, a todos os povos, a toda a terra”.
A conta oficial @Pontifex no X conta com um total de 52 milhões de seguidores em nove idiomas. O conteúdo publicado pelo falecido Papa Francisco será arquivado numa secção especial do site institucional da Santa Sé (vatican.va). No Instagram, a nova conta do Papa terá o nome @Pontifex– Papa Leão XIV, sendo esta a única conta oficial do papado na plataforma detida pela Meta.
A conta @Franciscus do Papa Francisco permanecerá acessível como um arquivo comemorativo, segundo um comunicado oficial.
O falecido Papa Francisco manteve uma presença ativa em ambas as plataformas, publicando cerca de 50.000 mensagens, maioritariamente excertos dos seus discursos no X e imagens dos seus eventos públicos no Instagram. Estas publicações, refere o comunicado, ofereciam “um acompanhamento quase diário ao longo do pontificado do Papa Francisco, com mensagens curtas de cariz evangélico e exortações em prol da paz, da justiça social e do cuidado com a criação”. Apenas em 2020, o conteúdo das redes sociais do falecido Papa foi visualizado mais de 27 mil milhões de vezes.

-
Paíshá 1 semana
“Abril, águas mil”: Último mês teve um registo de precipitação 143% superior à média
-
Bragahá 1 semana
Braga: Quatro detidos por suspeita de tráfico de droga. Tinham mais de 200 doses de heroína
-
Sociedadehá 5 dias
Famalicão: Dois homens feridos em incêndio em vacaria
-
Paíshá 2 dias
Porto: Irmãos traficantes de droga ganhavam 50 mil euros por dia. Foram detidos pela PSP